Imprensa

Opinião: 'Vasco, exemplo de campeão'

Clube mostra de novo seu gigantismo, apesar do fogo amigo dos que não têm sua grandeza

Perdi meu filho Rafael em 2010, aos 21 anos, para um câncer. Era torcedor do Flamengo. Recebeu duas homenagens que jamais esquecerei. Uma de seu próprio clube, que lhe rendeu a um minuto de silêncio no jogo em que venceu o Guarani por 2 a 1 no Engenhão, dia 20 de novembro. A outra de um torcedor do Vasco. Meu primo Manoel Noutel é vascaíno 24 horas por dia, apaixonado, frequentador de arquibancada, sabe o que é rivalidade, e respeita o tamanho do rival. Pois nesse mesmo dia 20, foi ao enterro do Rafa vestindo a camisa do Flamengo. Portanto, homenagens e grandeza do Gigante da Colina, para mim, não são nenhuma novidade.

O desprendimento e a solidariedade da instituição com a dor do Flamengo na perda dos dez mártires do Ninho foi quase que totalmente dissecada pela mídia na última semana, em especial o fato de o Vasco usar um uniforme em campo que tinha uma bandeirinha rubro-negra. Não haveria muito mais a dizer sobre o tema. Mas não consegui ficar em silêncio ao ler que um grupo político, daqueles que serviu do clube e o sugou durante décadas, pensa em tomar atitudes contrárias a essa homenagem ao rival, que, repito, só engrandeceu ainda mais o Vasco - como se isso fosse possível.

Pior: li alguns jornalistas, que não respeitam a promessa de isenção e ética que fizeram ao se formar (será que se formaram?), que agem como se fossem torcedores e protestam nas redes sociais por uma simples hashtag, a "#forçaflamengo". Alegam que seria como se "algum motorista embriagado atropelasse pessoas e recebesse como apoio um "#forçamotorista".

O que essa gente de cérebro atrofiado não entende é que o Flamengo não é o seu presidente, ou seu ex-presidente. O Flamengo não é um vice-presidente qualquer que não tomou conta dos meninos do clube como deveria. O Flamengo é sua torcida, sua camisa, sua história, as centenas de milhares de pessoas do bem que integram sua comunidade. O Flamengo é, como o Vasco, uma pujança no esporte mundial. Portanto, o Flamengo está de luto, o Flamengo sente a dor das perdas humanas, o Flamengo é, sim, digno de ser abraçado e reerguido.

O Vasco entendeu isso, e não me surpreendeu.

O problema dessa gente, que quer o Vasco bem isolado de tudo para poder sujar as mãos mais à vontade, e os "jornalistas" que confundem cobrança de responsabilidade com instinto de destruição alheia, é o que minha mãe sempre me ensinava: para ter grandeza de espírito é preciso ser grande. Como o Vasco sempre foi, em vitórias como a que tive o privilégio de comentar há dois anos.

Obrigado, Manoel. Parabéns, Vascão, Vascaço da Colina!

Fonte: SPORTV
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário