Futebol

OPINIÃO: De Niterói a Passo Fundo

O Maracanã está de volta - graças a Deus! - e, na reabertura dos portões, um clássico de arrebentar. Botafogo 5 x 3 Vasco. Um jogaço. Apesar do placar esquizofrênico, o resultado foi justo. O Botafogo se mostrou um pouco mais organizado. Carlos Roberto lidou melhor com as dificuldades do que Renato Gaúcho. O técnico do Vasco não sabe arrumar uma defesa e reza para o ataque salvar a pátria. Hoje o ataque funcionou. Mas a debilidade da retaguarda foi mais aguda.

O Botafogo está quase classificado para as semifinais. Jogou três, ganhou todas e tem 100% de aproveitamento. O Vasco está quase, mas precisa se cuidar. Tem seis pontos, mesmo número do surpreendente Friburguense. Aos alvinegros, parabéns. Um time mediano, mas bem comandado e que, diferentemente de outras épocas, não desistiu nem se entregou nunca. Aos vascaínos, o consolo. O time é rigorosamente o mesmo do ano passado. Nas virtudes e nos defeitos. Como a defesa é péssima, depende demais do ataque. Assim foi em todo 2005 e...continua.

Destaques do jogo: Zé Roberto, excelente, autor de um golaço, o primeiro do Botafogo, e Diguinho. Lúcio Flávio, Rui e Reinaldo, autores dos outros gols, foram bons e eficientes coadjuvantes. Romário fez os três gols do Vasco. Só isso já justifica os aplausos. Chegou ao 190° gol no Maracanã e segue firme em sua polêmica luta para chegar ao milésimo. Morais também aprovou, mais uma vez.

Destaques negativos. Dois volantes-botinudos: Pelo Vasco, Igor. Foi expulso no primeiro tempo pelo exagero no número de faltas. E, pelo Botafogo, Thiago Xavier, autor de um coice assassino em Morais no segundo tempo. Também levou vermelho.

Marcelinho, Asprilla e Bill não podem ser titulares do Botafogo. São fracos. No Vasco, Igor é um caso perdido, mas creio que minha causa também é perdida. Os laterais só sabem atacar. E, na hora de defender, são vexatórios. Rui fez o que quis pelo lado de Diego. E Wagner Diniz concedeu um pênalti estúpido para o Botafogo, ao entrar sem noção alguma nas pernas de Bill. O meio de zaga do Vasco, Éder e Fábio Brás, continua um pânico. E Fábio Baiano, substituído no intervalo e já vaiado pelo vascaíno inteligente, mostrou que é chinelinho. Com muito orgulho. E até Roberto, ótimo goleiro, errou no gol de Rui.

E salve, salve... Felipe Adão, o filho de Cláudio Adão, entrou e, no primeiro lance, fez um gol, o quinto do Botafogo. O sobrenome tem cheiro de gol. O pai jogava muito. Sorte ao garoto.

* É isso: um belo clássico na volta do lindo e emocionante Maracanã. Ele merecia a qualidade do jogo. Aos 55 anos, merece todas as honras e respeito. Bom retorno, seu Maraca!

Fonte: Blog de Lédio Carmona
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário