Imprensa

Opinião: Não tenho adjetivos para (des)qualificar essa diretoria do Vasco

Arbitrariedade sem fim!

Repasso nota enviada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) para que vocês saibam que tipo de gente habita São Januário. Não tenho adjetivos para (des)qualificar essa diretoria do Vasco, seus fanáticos seguidores e aqueles que, coniventes, se calam diante de tanta arbitrariedade e violência. A perseguição aos profissionais de imprensa, ameaçando-os de forma psicológica e truculenta, é um ato insano e que vem sendo propagado em canais articulados para, entre outras coisas, a difusão do ódio e do rancor. No último sábado (dia 1 de setembro), um fotógrafo do Diário Lance!, que cumpria seu ofício, teve de ser fechado numa sala para evitar que vândalos de uma facção dessas que sobrevivem às custas do clube o agredissem. Tudo, sem um pronunciamento oficial desses irreponsáveis que se apegam ao poder amparados por liminares judiciais. Tal ato mancha a história democrática e a tradição fidalga de um clube centenário que NUNCA viveu dias tão reles em sua história. Uma pena.

Gilmar Ferreira, editor de esportes do jornal Extra

Nota à imprensa

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifesta extrema preocupação com as ameaças que vêm sendo feitas por integrantes de torcidas organizadas de futebol do clube Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, contra profissionais de imprensa, sobretudo do diário Lance! A ANJ lamenta a omissão dos dirigentes do clube diante dessas ameaças e apela para que assegurem a integridade física dos profissionais encarregados da cobertura de futebol no Vasco da Gama.

Proibidos há vários meses de entrar no clube pelo seu presidente interino, Eurico Miranda, os profissionais do Lance! têm trabalhado nas dependências do Vasco por força de uma liminar. Mais recentemente, o dirigente proibiu técnico, funcionários e jogadores de concederem entrevista aos repórteres do jornal. Agora, integrantes de torcidas organizadas ameaçam fisicamente profissionais do Lance! e de outros veículos de comunicação.

A ANJ se solidariza ao Lance! e demais veículos de comunicação, e especialmente aos profissionais alvos dessa intolerância. É inadmissível que dirigentes esportivos e torcedores ameacem de forma sistemática a liberdade de informação e o direito dos jornalistas de exercerem sua profissão. São valores maiores da civilidade e da democracia.

A ANJ, por fim, alerta as autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro para que tomem as devidas providências para garantir a integridade física dos jornalistas encarregados da cobertura de futebol do Vasco da Gama.

Brasília, 4 de setembro de 2007

Paulo de Tarso Nogueira
Diretor do Comitê de Liberdade de Expressão da ANJ

Fonte: -
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri