Imprensa

Opinião: O apequenamento do Vasco e os interesses pessoais de Eurico

Na tarde de sexta-feira passada acompanhei uma das cenas mais patéticas da história do futebol brasileiro: a entrevista coletiva concedida pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda, com a participação especial de Renato Gaúcho, para anunciar a saída do treinador de São Januário. As lágrimas de Renato pareciam as de quem tirou um grande peso das costas. Peso que ele ajudou a carregar ao abraçar o projeto do milésimo gol como se fosse a coisa mais importante da vida do Vasco. Faltou personalidade ao treinador vascaíno, que sempre se gabou de sua carreira vitoriosa, mas se esqueceu que vitória e Vasco são coisas que deixaram de se atrair desde que Eurico virou presidente.

Mas pior do que isso foi o dono do brinquedo vascaíno, humor sempre invejável, assegurar que o projeto gol mil realmente é o mais importante neste momento e que deve superar qualquer outro objetivo do clube nesta temporada. Gostaria de saber o que pensa o torcedor vascaíno disso tudo. As coisas no Vasco acontecem sem explicações, pois ninguém sabe quem definiu que o milésimo gol de Romário tem que ser mais importante do que um título, por exemplo. Aliás, todo mundo sabe.

Sei também que Eurico ganhou título quando era vice-presidente de futebol. Também sei que o Vasco saiu da Copa do Brasil com um gol aos 48 minutos e do Campeonato Carioca na disputa de pênaltis. O problema é que a mediocridade costuma ser parceira fiel daqueles que a procuram com assiduidade. Afinal de contas, o Vasco deveria ter evitado depender daquela falta no fim do jogo contra o Gama ou das cobranças de pênaltis contra o Botafogo.

Mas o Vasco se tornou um clube que se apequenou diante de interesses pessoais. Hoje o Vasco é apenas um lugar que serve para o Eurico mandar, o Romário brincar de jogar futebol e por aí vai. Enquanto isso acontecer os verdadeiros vascaínos vão continuar sofrendo e lembrando de um tempo em que se dizia o \"Romário do Vasco\" e não o \"Vasco do Romário\".

Fonte: Blog de Eduardo Mansell - Lance!
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir