Futebol

OPINIÃO: Programa medieval

O Maracanã foi parcialmente reaberto, o gramado parece estar realmente uma beleza, algumas melhorias se tornaram evidentes (como o alargamento dos túneis que dão acesso às arquibancadas e os banheiros novos), mas certos problemas graves permanecem, infernizando a vida dos torcedores. Prova disso está no relato que se segue, feito pelo vascaíno Sebastião Reis:

\"Renato, domingo levei o meu filho para conhecer o Maracanã. Dia bonito, estádio reformado, um bom jogo se anunciava.

Primeiro problema: comprar os ingressos. Inúmeras bilheterias estavam fechadas e as que funcionavam tinham aglomerados de gente se engalfinhando, às vezes em vão.

Segundo: não havia lugar para sentar no lado da torcida do Vasco. Acompanhado de dois amigos e de meu filho de 12 anos, tive que ficar em pé, nas escadas de acesso à arquibancada. E o pior, incomodado o tempo todo pela turma ligada às torcidas organizadas. Um entra e sai, empurrões, agressões verbais, o diabo. Todos se comportando como se fossem donos do estádio, achando-se no direito de entrar aonde não havia mais espaço.

Terceiro problema: diversas brigas dentro da própria torcida vascaína.

Quarto: a \"eficiência\" da Polícia que assistia às confusões e nem se aproximava. Isso sem falar nos banheiros. Novos, mas logo depredados e alagados!

Resumidos os problemas, conto que, no intervalo, conseguimos ir para as cadeiras brancas e lá, finalmente, pudemos nos sentar. Na escada...

Resultado: o Vasco perdeu um simpatizante, já que meu filho, depois de toda esta confusão, adorou a vitória botafoguense...

E, certamente, o futebol e o Maracanã perderam uma série de freqüentadores. Ao longo do primeiro tempo, foram inúmeras as pessoas que se retiraram, por perceberem que ali não era lugar para quem queria apenas passar a tarde assistindo a um bom jogo de futebol.

Fiquei com pena de pais com crianças pequenas tendo que ir embora, com medo de seus filhos serem agredidos. E pensei também nos visitantes estrangeiros, que devem ter ficado abismados.

No final do ano, estive em Londres e fui a um jogo do Chelsea. Em que pese o futebol limitado (em qualidade), a estrutura é incomparável. Comprei os ingressos no Brasil e os recebi lá, no hotel. Lugar marcado, sem correria para entrar ou sair. Estádio limpo, sem mesmo existir divisória para acesso ao campo. Super policiado. Não vi uma briga, um bate boca.

Voltando ao Brasil e ao Botafogo x Vasco, o mais engraçado é que, no dia seguinte, li nos jornais que tudo foi tranqüilo. Quem escreveu, com certeza, não se sentou nas arquibancadas para perceber a dificuldade que se tem para assistir confortavelmente a um jogo de futebol.

Era para se interditar o estádio! Onde já se viu alguém comprar ingresso e não ter onde sentar?

E o pior é que a solução é simples: policiamento e lugares marcados. Ou será que ninguém quer organizar o futebol por aqui?

Lamento pelo meu filho. Um menino de 12 anos que ficou aliviado, não quando entrou no \"Maior do mundo\", mas quando, 20 minutos antes do jogo acabar, se viu dentro de um táxi indo para o hotel. Vai ser muito difícil convencê-lo a ir de novo ao Maraca. E certamente, como ele, muitos outros saíram em idêntica situação\".

Fonte: Coluna de Renato Maurício Prado - O Globo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir