Imprensa

Opinião: Romário está atrás de Roberto Dinamite e Ademir Menezes

Foi doloroso lembrar que o milésimo gol de Romário poderia perfeitamente ser marcado naquela partida contra o Americano (0 a 0), em São Januário, na fase final da Taça Rio, quando o Vasco, embalado pela vitória de 3 a 0 sobre o Flamengo, parecia ter forças para brigar não só pelo título Estadual, como também pelo da Copa do Brasil.

Escolheu-se tanto os adversários, insistiu-se tanto em fazer a \"festa\" no Maracanã, que o gol acabou saindo mesmo diante de um adversário sem nenhuma rivalidade local, o respeitável Sport Recife (derrotado por 3 a 1), e no antigo estádio da Colina, palco que serviu para Romário nascer para o futebol, crescer para história do esporte, e se tornar o terceiro maior jogador da história do clube, atrás apenas de Ademir Menezes e Roberto Dinamite.

Emocionei-me, como deve ter se emocionado qualquer amante do futebol que sublime a arte de Romário, e tive vontade de chorar, como deve ter tido qualquer jornalista esportivo que pelo menos uma vez na vida tenha recebido de Romário a oportunidade de conhecê-lo mais de perto em sua vida privada.

Só quem sabe de sua história, de suas fraquezas, do quanto teve de ser forte para vencer na vida, e de sua paixão pelo futebol, saberá tolerar suas malcriações, seus erros, seus equívocos e também aquele seu jeito indisfarçável de estar sempre acima do bem e do mal. A tudo isso Romário nos compensou com um futebol genuinamente brasileiro, oscilando entre a plasticidade e a eficiência, e um repertório de gols que já embala três gerações.

Fora as tiradas tipicamente cariocas e o impressionante poder de renascer a cada morte não vivida. Romário chegou aos mil gols aos 41 anos com a perseverança de quem, no fundo, sabe que esta marca já poderia ter sido alcançada há alguns anos. Para isso, bastava fazer as opções certas e abrir mão de benefícios individuais em troca de belos momentos coletivos.

Mas aí também já não seria Romário. E se não fosse Romário, esse milésimo gol chutado numa cobrança de pênalti na baliza à esquerda das cabines de rádio de São Januário, já não teria tanta graça. Seria, assim digamos, o milésimo gol de um pelé qualquer...

Fonte: -
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário