Imprensa

Opinião: Se o Vasco fizesse a lição de casa...

A campanha, que é muito boa, poderia ser excelente caso o Vasco da Gama cumprisse com suas obrigações jogando em casa, no caldeirão de São Januário. E mais uma vez o time deixou escapar dois pontos preciosos. O Goiás, hoje um dos quatro últimos colocados, foi o algoz da vez, no empate sem gols.

Parece que os comandados de Renato Gaúcho ainda não estão preparados para assumir a responsabilidade de brigar por posições de cima da tabela, afinal, sempre que o Vasco tem chances de encostar nos líderes, acontece um resultado inesperado. Coincidentemente os mesmos ocorrem jogando sob seus domínios, perante sua torcida.

Alguns pontos da campanha cruzmaltina são interessantes e, porque não, surpreendentes? O time venceu os gaúchos Internacional e Grêmio jogando no Rio Grande do Sul e o Santos na Vila Belmiro. Considerando as boas colocações dos três times citados, poderíamos esperar que o Vasco estivesse em uma boa situação no Brasileirão. E de fato está. Mas, o que está bom poderia estar ótimo. Que digam os empates com Goiás e Ponte Preta e a derrota para o São Caetano. Todos os três jogos disputados no Rio de Janeiro.

Por sorte e competência, os tropeços em casa foram compensados pelas excelentes vitórias contra times da ponta da tabela, nas casas dos adversários. Imaginemos, porém, que, se ao invés de dois pontos conquistados (contra Goiás, Ponte Preta e São Caetano), o Vasco tivesse os nove, que até então eram esperados. Sete pontos preciosos que colocariam o time na vice-liderança isolada do campeonato.

De qualquer forma, a quinta posição na tabela é mais do que honrosa, para um clube que era dado como um dos favoritos à briga pelo rebaixamento. E outra, se o Brasileirão terminasse hoje, o Vasco da Gama estaria classificado para a Libertadores da América de 2007. Tudo porque, o atual campeão da competição sul-americana, Internacional, está em terceiro no nacional, abrindo assim a vaga para o quinto colocado, Vasco.

Surpresa e competência a parte, não é interessante que o time carioca fique na dependência do Inter se manter entre os quatro primeiros. Até porque, o 17º colocado, Goiás (zona de rebaixamento) está apenas sete pontos atrás. Ou seja, tudo indefinido e possível de acontecer. O que não pode é o Vasco abrir mão das vitórias em casa, independente do adversário, porém, principalmente quando o mesmo estiver em situação desconfortável. São três pontos obrigatórios para um clube que sonha com a Libertadores.

Os próximos jogos do clube serão importantíssimos. Nada mais nada menos do que Corinthians e São Paulo, fora de casa e o clássico contra o Botafogo.

O time de Leão eliminou os vascaínos da Copa Sul Americana, o Botafogo vem de duas goleadas sobre o time de Renato Gaúcho (5 x 3 pelo Carioca e 4 x 1 no primeiro turno do Brasileirão) e o São Paulo é, nada mais nada menos, do que o líder do campeonato e favoritíssimo ao título.

Se o Vasco espera confirmar sua boa campanha e consolidar-se de vez como um dos líderes, precisa mais do que nunca, pensar grande e disputar com unhas e dentes esses próximos nove pontos que serão disputados.

Caso o desempenho final nestes jogos seja satisfatório, a concentração há de ser outra: Jogar em casa com a mesma inteligência e competência como joga fora. Aí sim fichas podem ser apostadas com certeza na equipe cruzmaltina.

Fonte: Coluna - Rodrigo Abreu - FutNet
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário