Clube

Opinião: "São Januário: mudanças em curso"

Uma das boas coisas do futebol brasileiro nessa fase que vivemos, é a chegada de caras novas na sua linha de frente fora dos gramados.

De norte a sul, literalmente, novos presidentes, novos diretores, novas cabeças, novas ideias. Nem tudo que é novo é garantia de ser bom, isso é claro, mas num ambiente viciado e dominado por velhas e permanentes figuras por infindáveis anos, como é ainda o futebol brasileiro, renovar é muito bom e salutar, e velhas estruturas começam a ser mexidas.



Comentei em dezembro que o Vasco da Gama provavelmente daria força ao marketing, tal como fez o Corinthians desde o final de 2007, e que o clube deveria aproveitar a situação para desenvolver uma série de ações, às quais chamei de “agenda positiva” no clube do Parque São Jorge. O mesmo, na minha visão, aconteceria com o clube de outro SJ, São Januário.

Por isso e pelo desenrolar dos acontecimentos, estava curioso acerca do que anda ocorrendo em São Januário, nesse começo de ano em que o clube disputará a Série B. Minha curiosidade começava, como não poderia deixar de ser, pela entrada em vigor do novo patrocínio vascaíno. E foi por aí que começou a conversa com o José Henrique Coelho, vice-presidente do clube encarregado do marketing. Ele reconhece que o timing foi benéfico ao Vasco, que negociou seus novos e bons patrocínios - Champs e Eletrobrás - antes do aprofundamento da crise financeira mundial.

O contrato com a MRV terminou no último dia de janeiro, mas a Eletrobrás ainda não terá seu nome estampado na camisa. Segundo José Henrique, faltam apenas as certidões federais, para que o contrato entre em vigor, assunto que está sob os cuidados do departamento jurídico do clube.

A expectativa é que essa situação seja resolvida no decorrer desse mês, começando março com a Eletrobrás no peito.

Durante esse mês de fevereiro, o clube vai aproveitar o espaço da camisa para lançar uma campanha institucional do próprio Vasco, cujo tema será conhecido nos próximos dias.

O contrato terminou, mas não a relação amigável, e o clube vem conversando com a MRV sobre novas possibilidades de negócios, inclusive envolvendo a área social, mas, para não fugir à regra dos dias que correm, a empresa recuou um pouco enquanto observa o mercado.

Com a Reebok, como lembram os leitores deste Olhar Crônico Esportivo, o rompimento não foi dos mais amistosos, mas o distrato está no final e o José Henrique espera emitir uma nota comunicando ao mercado o final do contrato sem nenhuma pendência jurídica, um verdadeiro marco em muitos anos, disse-me ele bastante satisfeito com esse desenlace.

O contrato com a Habib’s está em vigor, ainda, e mesmo tendo um porte menor é muito importante para o clube, que já está negociando a renovação buscando nova base financeira.



A Champs está trabalhando nos uniformes para os diferentes esportes do clube, mas a camisa oficial popular não foi esquecida, muito pelo contrário. Junto com o fornecedor, o Vasco espera lançar essa camisa já em abril, na boca do início do Campeonato Brasileiro. “Confecção não é padaria”, disse Zé Henrique, explicando a demora da fornecedora para definir e produzir essa nova peça. O preço continua o mesmo que foi prometido no anúncio do patrocínio: máximo de R$ 39,90 por unidade.



Abrindo um parêntese na conversa com o José Henrique: eu, particularmente, estou esperando esta camisa do Vasco com bastante interesse. Essa é uma antiga demanda não só da torcida vascaína, mas de todas as outras torcidas, pois para boa parte dos torcedores brasileiros é difícil pagar 150 ou 160 reais por uma camisa.Tal como a grande maioria das pessoas, não consigo entender como e porque um clube não tenha camisas populares, oficiais. Se os estádios já são segmentados cada vez mais em função do poder aquisitivo dos torcedores, por que não os uniformes? Essa é uma oportunidade de ouro para a Champs aparecer no mercado em grande estilo… e baixo preço. Torço para que essa camisa venha com qualidade e seja bonita, para vender bem e abrir um mercado que nos faz falta.



E por falar em segmentar estádio, Coelho falou que São Januário está passando por uma reforma que faz parte de um programa mais amplo, que visa proporcionar maior conforto e segurança ao torcedor. Um dos pontos mais interessantes e de maior potencial de renda desse projeto é o “Bus Service“, que permitirá ao torcedor deixar seu carro num estacionamento fora de São Januário, deslocando-se para o estádio num ônibus com ar condicionado, com check in exclusivo para um setor das Sociais.

Na minha visão, essas medidas são interessantes, embora alguns ainda critiquem sua adoção, porque permitem aos clubes melhorar a receita por parte dos torcedores habituais com alto poder aquisitivo e, ao mesmo tempo, aumentar a receita com a adesão do torcedor que tem vontade de ir ao estádio, mas fica em dúvida porque ouviu dizer que o trânsito, que os riscos, que os flanelinhas, que isso, que aquilo. Trazer esse torcedor - e eu vejo isso por conhecidos aqui de São Paulo - significa trazer não uma pessoa, mas sim três, quatro, até mais, pois o jogo passa a ser um programa familiar. Esse é um dos pontos interessantes que podem e devem ser adotados pelos clubes que possuem estádios.

Fonte: Blog Um Olhar Crônico Esportivo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri