Imprensa

Opinião: Vasco e Fluminense e a Liga dos Campeões

Pois não diziam, não escreviam, que o futebol carioca estava decadente? Quando o Campeonato Carioca se desenvolvia, com uma espécie de \"rebelião dos pequenos\", principalmente na Taça Rio de Janeiro, 2º turno, quando nenhum grande clube chegou sequer às semifinais, a explicação que davam era essa - os times do Rio, coitados, só poderiam mesmo pensar em fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Nem sonhar com a conquista da Copa do Brasil.

Pois a grande final da Copa do Brasil, pela primeira vez na história da competição, será entre dois clubes do mesmo estado, Vasco e Flamengo. E qual é esse estado? O nosso Rio de Janeiro.

Dirão agora que não participaram os três grandes de São Paulo - Palmeiras, São Paulo e Corinthians, nem o Internacional. Mas nela estavam Santos, campeão paulista, o Grêmio, campeão gaúcho, e o Ipatinga, vice-campeão mineiro. E ainda o Botafogo, campeão carioca. Então não se diga que a Copa do Brasil não serve de parâmetro para contestar a propalada decadência, apregoada por pessimistas contumazes.

Não vou dizer que o futebol do Rio está maravilhoso, melhor do que os outros deste país. Melhor não está, mas pior também não. Eu diria: o futebol do Rio se encontra no mesmo nível do futebol brasileiro, que sofreu, nos últimos tempos, uma terrível sangria com o êxodo dos seus melhores jogadores para o exterior.

Mas é um futebol que tem sete fôlegos, como dizem dos gatos. Ele sempre se renova e o Rio é um dos principais pólos dessa constante renovação.

Assisti esta semana à decisão da Liga dos Campeões da Europa - Barcelona 2 x 1 Arsenal, um grande jogo de muita técnica e de primorosa aplicação tática.

Mas as semifinais da Copa do Brasil, principalmente a partida entre Vasco e Fluminense, nada ficaram a dever ao belo espetáculo de Paris.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri