Futebol

Planejamento é isso aí: excesso de atacantes e falta de defensores

Com a possível chegada de Enílton, que está no Omniya Ardjia, do Japão, o elenco vascaíno pode contar com onze jogadores para o ataque. Esse setor não é problema para o time de São Januário, que é o quarto melhor ataque do Campeonato Brasileiro com 16 gols marcados, só atrás de Botafogo, Cruzeiro e Goiás.

O time conta com: Abuda, Alan Kardec, Bruno Meneguel, Leandro Amaral, Marcelinho, Marcelo, Martín García, Martin Carvalho, Marco Brito e Romário. Os apoiadores Morais, Conca e Ernane também já atuaram como atacantes em jogos-treinos e coletivos esse ano.

Porém, esse número não se aplica ao setor defensivo da equipe, que apresenta problemas de qualidade. O time conta com apenas cinco volantes: Thiaguinho, Amaral, Roberto Lopes, Júnior e o recém-chegado Perdigão, que foi uma indicação do técnico Celso Roth.

A torcida vascaína mostra toda sua insatisfação com o desempenho dos volantes no site de relacionamentos Orkut. Na comunidade Vascorkut, foi feita uma pesquisa para eleger quais os três piores jogadores do time. O resultado foi unânime e o volante Amaral teve 21 dos 33 votos dos internautas. Já o outro volante titular, Roberto Lopes, somou 17 votos.

A defesa também não tem o número de opções que deveria: apenas seis jogadores, (Dudar, Fábio Braz, Jorge Luiz, Júlio Santos, Vilson, Gustavo Breda, mas este último rompeu os ligamentos cruzados do oelho direito e está em recuperação) sendo que o time atua com três zagueiros.

No último jogo do Brasileiro, vitória por 4 a 0 sobre o Santos, o lateral-esquerdo Rubens Júnior teve de ser improvisado e esse é um dos problemas que devem ser solucionados, pois com um campeonato longo a carência na posição já começa a aparecer.

Há que se lembrar que a diretoria vascaína ainda tentou a contratação do atacante Giovanni, do Cruzeiro.

Para o colunista do LANCE!, Roberto Assaf, a safra de jogadores na posição está limitada a marcação, o que é uma tendência dos tempos atuais e isso tem refletido até na Seleção Brasileira.

- O Amaral e Roberto Lopes são jogadores limitados. Espero que essa tendência de marcação acabe logo - disse.

O colunista comentou sobre o número a discrepância entre jogadores de ataque e defesa no plantel vascaíno.

- Não sei o critério que está sendo usado para contratar esses jogadores, mas deveria ter alguém para fazer a análise das necessidades do elenco. É um exagero esse número de atacantes se não tiver homens de criatividade. Mas se Conca e Morais conseguirem manter a regularidade o número de atacantes passa a ser bom - afirmou Assaf, que disse que Andrade foi o último craque do Vasco na posição.

Fonte: Lancenet!
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário