Futebol

PM e pequenos põem pimenta no circo do Rio

Se o povo precisa mesmo de pão e circo, o Estadual do Rio oferece nesta temporada um prato cheio.

O encerramento da fase de classificação da Taça Rio foi marcado por cenas de pastelão. Algum tom de tragédia em meio a uma grande comédia. É de chorar: em vez de gás do riso, gás de pimenta.
No \"clássico das multidões\", o Vasco venceu o Flamengo (2 a 1) sem Romário, que foi barrado depois de desaparecer do clube por três dias. Antes, dizia ser o \"príncipe\" da corte vascaína -o \"\"rei\" é Eurico, e o \"bobo\" era Edmundo.

O Flamengo fechou sua pior participação na história -só não foi rebaixado porque só um time cai- de forma bisonha, com jogadores tentando agredir o árbitro Edílson Soares da Silva após quase 55 minutos de segundo tempo. Houve briga entre atletas flamenguistas e vascaínos após o Morais dar um bico na bola.

Quando a confusão parecia no fim, os rubro-negros Renato e Peralta só não bateram no juiz porque foram contidos por policiais. Enquanto eram travados por cacetetes, um PM espalhava gás pimenta nos que estavam por perto. Victorino Chermont, repórter do Sportv, caiu e teve dificuldade para manter os olhos abertos -o caso foi levado ao Juizado Especial Criminal do Maracanã.

Tanto o Vasco, que arrumou patéticos amistosos para Romário alcançar a contestável marca de mil gols, quanto o Flamengo, cuja torcida estendeu faixas tentando convencer Ronaldo a defender o clube, passaram longe do título.

Se o primeiro turno do Estadual do Rio teve só um grande entre os semifinalistas, o segundo não terá nenhum. Estão classificados América, Madureira, Cabofriense e Americano na Taça Rio. O Botafogo, campeão da Taça Guanabara, decidirá o Estadual com um pequeno -é a terceira final neste século sem dois times grandes.

É a pior campanha conjunta dos quatro mais tradicionais times em 79 anos -juntos, têm aproveitamento de 47,1%, sendo que a pior performance era 50% em 2002, quando os grandes usaram reservas. Desde 1966 (Bangu campeão), pequeno não leva a taça. E pequeno no Rio também faz papelão -em \"jogo de compadre\" que teve 30 minutos de atraso forçado, Cabofriense e Madureira ficaram no 0 a 0 que os ajudou, com atletas abdicando do ataque.

O Botafogo, grande sobrevivente, perdeu por 3 a 0 do Ipatinga e está quase fora da Copa do Brasil. Flamengo e Vasco, que lutaram contra o descenso no Nacional, têm futuro incerto. O Fla festeja o pagamento de janeiro, mas deve os meses posteriores e o 13º. O segundo pode perder seu ídolo. \"O assunto Romário será resolvido amanhã [hoje]. Se ele aparecer no clube\", disse Eurico Miranda.

Ronaldo está em má fase, mas será que ele merece esse final?

Fonte: Folha Online
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir