Clube

Qualquer vascaíno pode fazer doações à Associação Amigos do Vasco

Prevista para março, a conclusão de uma auditoria que vem sendo feita no último balanço do Vasco pela KPMG deverá revelar uma dívida total superior a R$ 300 milhões. O número alarmante fez um grupo de notáveis fundar ontem a Associação de Amigos do Vasco.
O grupo, que vai trabalhar de forma independente do clube, pretende, através de doações, renegociar e liquidar boa parte da dívida para dar ao Vasco condições de receber e realizar novos investimentos.

Nenhum membro de cargo administrativo do Vasco poderá ser gestor da associação. Cabe ao clube enviar nos próximos dias uma lista de suas dívidas, ordenadas por valor, prazo para quitação e impacto no fluxo de caixa do clube. Os membros farão contribuições para a associação, que usará os recursos para comprar com deságio os créditos contra o Vasco. Após cada negociação, a associação perdoará o clube da dívida.

— Formar um fundo de investimento custaria tempo. A situação é tão grave que exige rapidez. O Vasco sozinho não tem como resolver o problema.
O custo da dívida compromete o dia-a-dia. Em toda empresa nesta situação, a saída é renegociar com credores e, quase sempre, se consegue um deságio, reduzindo dramaticamente o valor das dívidas — disse o economista Isac Zagury, presidente da associação, composta por empresários, economistas e juristas.

— A palavra é salvar o Vasco e nosso desafio é o tempo — emendou Olavo Monteiro de Carvalho, presidente da Assembléia Geral do clube e da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Governador é presidente de honra da associação

Olavo é um dos membros chave para atrair associados com capacidade de contribuir.
O governador Sérgio Cabral é o presidente de honra. Entre os sócios fundadores está o expresidente do Banco Central Francisco Gros e o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, José Carlos Osório.

— Não temos fim político e não vamos ficar criticando o passado. Temos que liquidar a dívida, trabalhar. Qualquer vascaíno pode ajudar. Se o Eurico quiser, pode — disse Zagury.

— Não aceitaremos nenhuma finalidade que não seja pagar dívidas e, se houver recursos, fazer um CT. Ninguém virá aqui para pôr dinheiro para contratar jogador.
A criação da associação foi uma forma de evitar a simples doação ao Vasco. Havia o temor de que recursos doados ao clube fossem usados para outras finalidades. A associação vai abrir uma conta bancária e terá um site com relatórios de depósitos e gastos.

Para conseguir recursos para o dia-a-dia, o Vasco trabalha em outras frentes. Após reuniões com o Clube dos Treze, o clube anunciou estar próximo de acordo para não perder 50% (cerca de R$ 10 milhões) de sua cota de TV do Brasileiro por causa do rebaixamento.

Caso houvesse a redução, o clube praticamente não teria mais dinheiro a receber.
Outra preocupação é com relação à parceria com a Eletrobrás.
Após conseguir medida judicial que lhe assegurou as certidões negativas relativas a dívidas com o município, o Vasco busca antecipar receitas para quitar tributos federais. Sem tais certidões, não poderá assinar o contrato de patrocínio. O contrato com a MRV, atual parceira, acaba em quatro dias e o Vasco pode atuar em alguns jogos sem patrocinador na camisa.

Fonte: O Globo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir