Futebol

Redescobrindo a América

Há exatamente oito anos, o Vasco conquistava o maior título de sua história: a Libertadores da América. Hoje, em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro, o atual grupo vascaíno sonha em voltar a disputar a competição internacional. O time vascaíno, que teve a melhor virada de turno desde que o Brasileirão passou a ser por pontos corridos, já demonstra claramente suas intenções neste Brasileiro.
Em 1998, após a conquista da América, houve recepção no aeroporto, carreata pela cidade - com direito a passagem em frente à Gávea - e festa em São Januário, coisas que os atuais jogadores vascaínos ainda não vivenciaram pelo clube. Destaque na vitória sobre o Figueirense, o apoiado Abedi nunca disputou a Libertadores e coloca a conquista da vaga, neste Brasileirão, como uma das prioridades.

- É uma competição especial, todo jogador sonha em disputar a Libertadores e comigo não é diferente. Vamos jogar para chegar até lá no ano que vem - disse Abedi.

Além de Ramon, que foi campeão em 98, o técnico Renato Gaúcho conquistou a competição em 1983 e chegou ao título mundial ao bater o Hamburgo, por 2 a 1, com dois gols do comandante vascaíno.

Renato acha que a data pode servir de incentivo aos jogadores e motivá-los ainda mais a alcançar a Libertadores ano que vem.

- Tem que servir de motivação.

Vou chegar para eles e dizer: olha só, há oito anos o clube conquistava a Libertadores e os jogadores entraram para a história - avisou Renato.

- O objetivo de qualquer um é ser campeão, mas ir para a Libertadores é um sonho. Ninguém aqui pode abrir mão deste privilégio completou o técnico.

Capitão da inesquecível conquista em 1998, o ex-zagueiro Mauro Galvão analisou a equipe campeã: - Começamos a formar o time em 1997 (campeão brasileiro). No ano seguinte houve poucas mudanças, perdemos Edmundo e Evair, mas chegaram Donizete e Luizão. Era um time especial.

Galvão traçou um paralelo com aquela época e apostou suas fichas no atual time vascaíno.

- O time atual tem condições de voltar à Libertadores. O Brasileiro está igual, algumas equipes estão caindo, e o Vasco subindo - disse.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri