Outros Esportes

Remadores do Vasco sonham em marcar presença no Pan (foto)

Atualmente o Vasco é a instituição com mais remadores na Seleção Brasileira. São 12 atletas cruzmaltinos no grupo de 38 pré-convocados para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

O processo seletivo do Remo para o Pan teve inicio em 2005. De lá para cá, os atletas passaram por três seletivas nacionais, dois Troféu Brasil, além de oito concentrações. A Confederação Brasileira de Remo trabalha na formação de conjuntos fortes, para lutar por medalhas no Pan. Estarão em disputa na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas 26 provas, no masculino e feminino.

No mês de abril, acontecerá a última seletiva, em São Paulo, com diferentes índices a serem alcançados pelas guarnições, de modo a identificar os barcos aptos a disputar um lugar no pódio entre as principais forças do remo das Américas.

“A nossa meta é reduzir um pouco mais a equipe após a verificação de índice em São Paulo, no mês de abril. Aproximadamente 30 remadores devem representar o Brasil no Pan”, afirma o diretor técnico da Confederação Brasileira de Remo, Julio Noronha.

O esporte que deu origem ao clube cruzmaltino será disputado no Pan entre 14 e 19 de julho na Lagoa Rodrigo de Freitas, local onde os vascaínos treinam diariamente.

“Será muito bom atuar aqui! Nossas famílias já nos viram competindo, mas não numa competição internacional. Vou procurar passar um pouco da experiência que tenho com a Fabiana Beltrame para os que estarão no Pan pela 1ª vez”, comentou Caroline Beloni, que disputou o Pan de 2003 em Santo Domingo. Em 2007, a atleta tentará competir na prova Dois Sem Feminino.

O grupo vascaíno que representará o Brasil no Pan não quer apenas participar, mas sim brigar por medalhas.

“Os países de alto nível no Remo são: Cuba, Canadá, EUA, Argentina e Chile. Nosso objetivo é conquistar um lugar no pódio, quem sabe uma medalha de ouro”, disse confiante o atleta João Soares, do Quatro Sem Peso-Leve.

Quem também tem grandes chances de marcar presença no Pan é a atleta Fabiana Beltrame, a única remadora brasileira a disputar uma olimpíada.

“Pretendemos buscar a 1ª medalha para o Remo feminino brasileiro”, frisou Fabiana, que quer tentar o feito no Four Skiff.

Para conseguir seus objetivos, os remadores cruzmaltinos vêm treinando forte. No último mês eles estiveram na Ilha do Pavão em Porto Alegre, local que serviu de preparação e de processo seletivo dos atletas que participarão da competição.

Os treinos não param por aí. No próximo sábado (17/03), a delegação brasileira viaja para a Itália, onde disputa uma Regata Internacional. Em maio terão outras competições de preparação na Alemanha e Áustria.

Confira os remadores cruzmaltinos que podem estar presentes no Pan 2007:

# Feminino

- Amanda da Costa Duarte
- Caroline Farré Beloni
- Camila de Carvalho e Carvalho
- Fabiana Beltrame
- Mariana Cadore Peinado

# Masculino

- Gibran Vieira da Cunha
- Gustavo Villela dos Santos
- Henrique Vieira Motta
- João Hildebrando Borges Júnior
- João Soares Júnior
- José Rodrigo Rangel
- Marco Moreira Martins


Na foto, as remadoras Caroline Beloni e Amanda da Costa:



Fonte: Site oficial do Vasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário