Futebol

Renato garante: Vamos atacar desde o início

Renato Gaúcho mudou a tática. Antes da primeira partida da decisão da Copa do Brasil, seu time titular era do conhecimento geral. Para o jogo de hoje, no entanto, o técnico adotou o mistério.

Ontem de manhã, Renato Gaúcho fez um treino à portas fechadas em São Januário. Ensaiou, principalmente, jogadas de bola parada e cobranças de pênalti. Fez também um tático e testou Valdir Papel na frente - Ernane é outra opção para o lugar de Valdiram, que no máximo fica no banco. À tarde, com a imprensa liberada, o técnico deu apenas um animado recreativo.

- Se mistério ganha jogo, eu não sei. Mas ajuda. Estou fazendo de tudo para não dar armas ao adversário. Já defini o que faremos desde o primeiro minuto - avisou Renato.

Marcação por pressão. Será isso que o Vasco fará hoje à noite. No jogo contra o Atlético Paranaense, domingo passado, Renato testou essa tática, com os atacantes, apoiadores e laterais marcando bem à frente. Depois da partida, Edilson deu a pista sobre como o time se comportaria na decisão da Copa do Brasil.

- Vamos atacar desde o início.

Renato sabe que o Fla, como tem a vantagem de dois gols a seu favor, não irá partir para cima. O adversário, inclusive, repetirá o esquema 36-1 que usou no primeiro jogo, dando mostras de que não vai se expor.

O contra-ataque será do rival.

- Não adianta a gente entrar em campo pensando em fazer o segundo gol - ensinou o treinador.

A marcação por pressão não será o único expediente que conta Renato para a decisão. Jogadas de bola parada também serão importantes.

No primeiro jogo, o time quase não fez jogadas de linha de fundo, e assim não explorou as falhas que o Fla costuma ter em bolas aéreas. Os laterais Wagner Diniz e Diego serão fundamentais para a virada.

- Conversei com o Diego ontem (segunda-feira) e vou conversar novamente amanhã (hoje). Estou certo de que ele vai nos ajudar bastante - disse Renato, quando questionado se achava que as vaias recebidas pelo jogador contra o Furacão o atrapalhariam hoje à noite.

Aliás, a partida diante do Atlético Paranaense foi decidida aos 44 minutos da etapa final com um gol de falta de Andrade. Esse tipo de jogada também pode resolver o jogo de hoje a favor dos cruzmaltinos. Se a falta ocorrer perto da área, Ramon é o encarregado de cobrar. Se for longe, a tarefa cabe a Andrade. No primeiro jogo da decisão, o cabeça-deárea acertou o travessão de Diego.

- Fiz tudo que eu podia ter feito.

Agora resta o Vasco entrar em campo com atitude - pediu Renato.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri