Futebol

Renato Gaúcho faz mistério contra Botafogo-PB

O Vasco não vai bem no Campeonato Carioca e o sinal de alerta já foi dado, com direito a puxão de orelha da presidência. Por isso, para a partida de hoje, às 20h30, contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil, o técnico Renato Gaúcho elegeu dois culpados pelos muitos erros da defesa cruzmaltina nos últimos jogos: Fábio Braz e Bebeto, a dupla de zagueiros titular, foram barrados e não figuram nem no banco de reservas. Éder, Diego e Jorge Luiz são as opções do técnico para definir o setor. Os dois times empataram em 1 a 1, na semana passada, em João Pessoa, e o Vasco segue na competição com um empate sem gols.

A situação parece tranqüila. Mas também era nas duas últimas temporadas e o clube acabou eliminado - em 2004, na segunda fase, conseguiu empatar em 1 a 1 com o 15 de Novembro (RS) em Campo Bom, na Serra Gaúcha, mas foi surpreendido em casa, sendo derrotado por 3 a 0. No ano passado, nas oitavas, os vascaínos empataram com o Baraúnas por 2 a 2 em Mossoró (RN) e caíram também por 3 a 0, em São Januário. Mas ser eliminado da Copa do Brasil em casa nunca foi novidade para o Vasco. Em 15 participações no torneio, criado em 1989, o clube caiu dentro dos seus domínios em 11 delas.

Erros seguidos - O setor defensivo tem falhado constantemente e levou gols em todos os jogos oficiais este ano. Foram sete jogos e o time permitiu aos adversários marcarem 13 vezes, com média de quase dois gols a cada 90 minutos. Com o afastamento da zaga, o clima em São Januário piorou de vez. Mesmo com as falhas incríveis que redundaram nos dois gols da Portuguesa, no empate de 2 a 2, Bebeto ficou decepcionado ao ler a lista dos relacionados para o jogo de hoje e constatar que não constava o seu.

- Todo mundo ficou surpreso. Não está nada bem, pois eu nem fui relacionado. Isso abala o jogador. Se ficasse ao menos no banco, talvez fosse melhor. Mas o que fazer? Tenho que respeitar a decisão do treinador - lamentou o zagueiro, que, no entanto, reconheceu a culpa pelos erros diante da Portuguesa.

- Estou com peso na consciência. A culpa sempre cai em alguém. Desta vez, foi em mim. É meu pior momento. Sei que tenho potencial. Por isso, fico triste.

Fábio Braz também reagiu à barração e não conseguiu evitar o sentimento de quem é apontado como culpado.

- Quando o resultado não aparece, alguém tem que pagar - afirmou o zagueiro.

Renato não quis entrar em detalhes sobre a lista dos relacionados para o jogo de hoje.

- Faço a relação e escolho 20 jogadores. Agora, quem vai começar ou não, vocês (repórtesres) só vão ficar sabendo antes do jogo.

Renato disse que não teme repetir os vexames da equipe contra o 15 de Novembro e o Baraúnas.

- Quem vive de passado é museu. Quando essas derrotas aconteceram eu não estava aqui. Agora a situação é diferente e temos de entrar em campo para vencer.

Fonte: JB Online
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir