Futebol

Renato tenta ser o vilão do Fla outra vez

Depois de se revelar no Grêmio onde se tornou o herói da conquista do título mundial em 1983, o atacante Renato Gaúcho se transformou em ídolo do Flamengo participando de campanhas memoráveis como a da Copa União em 1987. Depois, o herói se transformou em carrasco da galera rubro-negra em 1995 quando marcou o célebre gol de barriga que fez o Fluminense conquistar um título inesquecível depois de dez anos de jejum.

Neste domingo, Renato tem mais uma chance de castigar mais uma vez a torcida que o elegeu como ídolo quando ele trocou o Olímpico pela Gávea. O Vasco enfrenta o Flamengo e pode impedir que o clube rubro-negro dispute as semifinais da Taça Rio. Mesmo em situação difícil no Vasco, ameaçado de demissão, Renato pode dar a última alegria à galera da Cruz da Malta na provável despedida e sair, se for o caso, por cima.

Se o Vasco vencer vai servir para reduzir a vantagem do clube rubro-negro na estatística entre os dois times. Em 259 jogos, o Flamengo tem 99 vitórias contra 87 do Vasco e 73 empates. Os dois clubes se enfrentam desde 1923 quando Vasco passou a disputar o Campeonato Carioca.

Ainda sem títulos - Se alcançou grande sucesso como jogador, Renato Portaluppi ainda não conseguiu grande êxito como treinador. A carreira de Renato como treinador foi desenvolvida inteiramente no futebol carioca. Ele começou no próprio Fluminense em 1996 assumindo o time em crise mas não conseguiu livrar o Tricolor do rebaixamento. A sorte é que a CBF virou a mesa e salvou o Fluminense que acabaria caindo no ano seguinte.

Renato reapareceu no Madureira em 2000 e foi muito elogiado pelo trabalho desenvolvido no Tricolor suburbano. A boa performance o levou ao Fluminense em 2002 onde trabalhou por duas vezes e chegou a levar o Tricolor às semifinais do Campeonato Brasileiro em 2003 no seu melhor resultado.

Foi contratado pelo Vasco em julho do ano passado quando o clube de São Januário estava em situação muito difícil na competição. Embora tenha sofrido algumas goleadas como a de 7 a 2 para o Atlético Paranaense, Renato conseguiu cumprir o seu objetivo que era tirar o Vasco da zona do rebaixamento.

No Estadual, Renato não conseguiu montar o time e ainda criou diversos atritos com o grupo ao responsabilizar os jogadores pelas derrotas. O treinador contava com a proteção de Romário, o todo poderoso da Colina, para se manter no emprego, mas ao substituir o Baixinho em recente partida, ele perdeu o grande responsável por sua manutenção no cargo.

Último jogo - No último confronto entre os dois clubes, Renato Gaúcho já era o treinador do Vasco e Andrade dirigia o Flamengo. A partida foi disputada no dia 22 de outubro e válido pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2005 e o Vasco venceu por 2 a 1, gols de Wagner Diniz e Romário para o Vasco e Ramirez para o Flamengo.

Fonte: Gazeta Esportiva.net
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri