Futebol

Romário tem a melhor média de gols do Brasil

A pressão é grande, já que muitos já pediram para que Romário abandone o futebol. Afinal, depois de uma carreira vitoriosa, com direito a mil gols no currículo, se espera que o gênio seja também sábio e escolha o momento certo para deixar os gramados. Entretanto, por mais que o tempo pese e o futebol não tenha mais a força de antes, não há como negar: Romário ainda é o cara quando o assunto é aquilo no que se especializou: marcar gols. Com 15 em 15 partidas disputadas em 2007, os dois últimos marcados contra o Grêmio, no último sábado, o atacante tem a melhor média de gols da elite do futebol brasileiro. Alex Mineiro, com 23 em 25 jogos, e Dodô, com 20 em 25, são os concorrentes mais próximos do Baixinho.

É bem verdade que Romário conta com um esquema especial, no qual prioriza partidas no Rio de Janeiro. É verdade também que muitos dos 15 gols marcados este ano foram contra times de menor expressão, durante o Campeonato Carioca. Porém, da mesma forma que o atacante vascaíno teve a chance de enfrentar adversários deste tipo, os companheiros de posição de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná também estiveram diante de vários adversários que não podem ser considerados de peso.

O feito do eterno camisa 11 ganha muito mais brilho quando se é levado em consideração o fato de jogar numa equipe que não vem fazendo uma campanha lá muito positiva. O Vasco fracassou no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil. Mesmo assim, atuando ao lado de um grupo teoricamente limitado, Romário está à frente de Dodô, principal artilheiro do Botafogo, considerado por muitos o melhor time do Brasil. Quando comparado ao desempenho dos principais atacantes dos times de São Paulo, a média de um gol por jogo cresce ainda mais em importância. Borges, do Tricolor, Wilson, do Corinthians, Marcos Aurélio, do Santos e Edmundo, do Palmeiras precisam forçar a vista para conseguirem ver Romário a sua frente.

Diante da força do tempo, de um lado, e dos números inquestionáveis, do outro, Romário não esconde de ninguém que pensar no momento em que pendurará as chuteiras é algo que vem contribuindo para que seu cabelo fique ainda mais grisalho.

- Para mim, é difícil dizer quando vou parar de jogar futebol. É difícil saber quando é o momento certo para fazer isso. Penso muito nisso, porque não gostaria de deixar de jogar sentindo que eu poderia continuar por mais um tempo. Não quero parar e depois ter vontade de continuar. Jogar futebol ainda é uma das coisas que mais me dão prazer na vida - garante o atacante, que, enquanto não se decide quando se aposentar, dá uma verdadeira aula de como encontrar o caminho das redes adversárias.

Confira aqui o ranking das melhores médias de gols da elite do futebol nacional:

JogadorTimeMédia de gols
RomárioVasco1 gol por jogo
Alex MineiroAtlético-PR0,92 gol por jogo
DodôBotafogo0,80 gol por jogo
EdmundoPalmeiras0,77 gol por jogo
JosielParaná0,75 gol por jogo
AraújoCruzeiro0,52 gol por jogo
SouzaFlamengo0,47 gol por jogo
TutaGrêmio0,40 gol por jogo
Alex DiasFluminense0,37 gol por jogo
VanderleiAtlético-MG0,34 gol por jogo
Marcos AurélioSantos0,30 gol por jogo
WilsonCorinthians0,23 gol por jogo
BorgesSão Paulo0,23 gol por jogo
FernandãoInternacional0,17 gol por jogo

Fonte: Lancenet!
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri