Futebol

Saiba mais sobre Jair Bragança, que levou cinco goleiros para a Seleção

Transformar um goleiro em atleta de seleção é a especialidade de Jair Bragança. Treinador de goleiros do Vasco por 22 anos, de 1984 até o ano passado, o que não falta é história para contar sobre a difícil vida do camisa 1 dentro de campo.

Neste dia do goleiro, o GLOBOESPORTE.COM perguntou a especialistas no assunto que deveria ser o titular do Brasil na Copa da Alemanha. Jair dá sua opinião sem pestanejar:

- O Rogério Ceni deveria estar na Copa. É o goleiro que está em melhor forma e ainda tem o fato de fazer gols. É uma motivação a mais, dá status aos goleiros, chama atenção para a posição, que historicamente não tem destaque. Quem é falado é o atacante - afirma.

De Acácio até Fábio, passando por Régis, Carlos Germano e Hélton. o currículo de Jair impressiona. Todos os goleiros titulares do Vasco desde o fim da década de 80 até a saída de Fábio, há dois anos, vestiram a amarelinha. O segredo, para ele, é só um: trabalho.

- A partir da Copa de 1970, tivemos a figura do treinador de goleiros, que transformou a posição. Antes, se você queria treinar, era batendo a bola contra a parede ou com um companheiro. Foi um cuidado maior com o goleiro, valorizou - diz Jair, que enfatiza as peculiaridades da posição:

- Goleiro é sempre mais difícil de achar. Você vai nas escolinhas por aí e, às vezes, não tem coletivo porque não tem goleiro. No Vasco, o que aconteceu foi uma entre-safra. É normal. Mas é um clube grande e muitos procuram, o clube acaba encontrando o que quer.

A maior responsabilidade, o profissional diferenciado, a solidão em campo. Todas são expressões atribuídas aos goleiros. Mas a principal delas talvez seja outra.

- O frango é a traição da bola. A mais amada, a querida, que tratamos dela com tanto carinho e ela faz uma coisa dessas. Já vi muito goleiro ir embora só por causa de um frango, assim como jogador por causa de um jogo - conclui o mestre Jair.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri