Clube

Saiba onde anda Leandro Ávila, tricampeão carioca pelo Vasco

O sotaque gaúcho carregado é o mesmo da época de jogador. Mas a fala pausada de Leandro Ávila agora soa em outros campos. O futebol, que deu fama e dinheiro ao ex-volante de Fla, Flu, Vasco e Botafogo, também o entediou. Aos 37 anos, com os cabelos ainda mais ralos, Leandro tomou coragem. Resolveu mudar radicalmente de vida. E trocou o tripé treino, hotel e jogo por uma praça de alimentação. Isso mesmo, após visitar uma feira de franquias no Riocentro, ele decidiu investir no ramo alimentício. E, atualmente, é dono de um restaurante fast food em um shopping de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro.



- Não agüentava mais pular de um clube para o outro como auxiliar-técnico do Edinho. Em menos de dois anos, trabalhei no Brasiliense, Atlético-PR, Sport e Portuguesa. Diferentemente dos treinadores consagrados, que tem mais estabibidade, eu sequer assinava contrato. Cansei de ficar longe da minha família e resolvi investir no mercado de fast food - afirma Leandro Ávila, que em menos de três meses no setor, pretende abrir outro restaurante da mesma marca num shopping da Zona Norte do Rio.



Tricampeão com Vasco (92, 93 e 94) e Flamengo (99, 2000 e 2001), Leandro Ávila marcou época no futebol carioca. Apesar de não ter subido ao pódio com a camisa do Fluminense, também foi peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro pelo Botafogo em 95. O que o cabeça-de-área não esperava era ser \"confundido\" com o tricampeão do mundo, Rivellino. Pelo menos esse foi o motivo que fez com que os árabes do Al Hilal o contratassem.



- Tomei um susto ao chegar no aeroporto de Riad, na Arábia Saudita. Não imaginava que tanta gente ia me recepcionar. Só que o pior ainda estava por vir. A primeira pergunta da imprensa foi: \"você é o novo Rivellino?\". Disse que era volante. Então, eles insistiram: \"você pretende marcar muitos gols?\" E Respondi: quem me dera ser craque. Passados três jogos e nenhum gol marcado, os torcedores perceberam que a minha função era outra. Eu carregava o piano, mas não podia cruzar e cabecear no mesmo lance (risos) - revela o ex-volante, que nesta quarta-feira irá torcer pelo Fluminense no segundo jogo das semifinais da Libertadores contra o Boca Juniors e arrisca placar de 1 a 0 para o time brasileiro.



Joelho direito foi o maior vilão

Olhando para trás, Leandro Ávila garante que não sente saudade da época em que dava expediente nos gramados. Conforma-se em encontrar os amigos de futebol nas partidas de showbol. Mas o joelho direito ainda o atormenta.



- Aposentei-me no Marília, aos 33 anos, por causa de dores joelho. Não suportava mais treinar de manhã e à tarde. Alguns técnicos entendiam a minha situação, outros não. Operei em 94 e duas vezes em 98. Só que tive uma infecção hospitalar na última cirurgia e a situação foi piorando com o passar do tempo. Neste ano, voltei a sentir um incômodo no mesmo local e não pude mais defender o Vasco no showbol - admite o ex-jogador, que também jogou no Internacional (time do coração dele) e no Palmeiras.



Marcação cerrada agora é nos filhos

Leandro Ávila chegou a fazer um curso de técnico na Associação Brasileira de Futebol (ABTF). Porém, na primeira oportunidade como comandante de um clube, o CFZ, ficou desiludido com a nova profissão. Embora ache que possa contribuir com o esporte que praticou por 17 anos, no momento, prefere instruir os filhos Leandro Júnior, de 13 anos, e Bernardo, de 11.



- Eles são bons de bola. E querem seguir a carreira do pai. Mas não sei se apresentarão a mesma força de vontade que tive para chegar ao profissional. O mais velho é zagueiro, enquanto o caçula joga de meia-esquerda. Queria ver os dois vingarem no futebol. Porém, não dou brecha para eles abandonarem os estudos (risos) - diz o capitão da família Coronas Ávila.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário