Futebol

Se continuar com mesmo desempenho, Vasco garantirá vaga na Libertadores

Que o futebol não é uma ciência exata, todos sabem. Mas se depender dos números, Botafogo e Vasco devem trocar o sonho de conquistar o título brasileiro pelo da garantia de uma vaga na Libertadores, faltando 15 rodadas para o término da competição. Com chances praticamente nulas, segundo o matemático Tristão Garcia, Vasco e Botafogo andarão de mãos dadas pelo menos nas duas próximas rodadas, quando o resultado de um influenciará diretamente no do outro. O objetivo é tirar pontos do líder São Paulo (Vasco, no sábado) e afastar possíveis candidatos à uma vaga na Libertadores do ano que vem - Grêmio, adversário do time de São Januário amanhã, em Porto Alegre, e Palmeiras, que enfrenta o Botafogo na quinta.

Os resultados dos clubes na rodada do fim de semana reduziram as expectativas da dupla. Agora, Vasco e Botafogo têm, respectivamente, 2% e 1% de chances de serem campeões. Mas o cenário para a classificação rumo a Libertadores é mais animador. A porcentagem cruzmaltina é de 55%, enquanto a alvinegra está em 36%.

- O time que fizer 64 pontos garante vaga na Libertadores - decreta Tristão, que em seu cálculos leva em conta a pontuação completa dos times, com todos os critérios de desempate, os perfis dos clubes quando jogam em casa e como visitantes, e o caminho de cada time até o fim do campeonato.

Na 23ª rodada, o Botafogo soma 38 pontos. Ou seja, precisa de 26 nas últimas 15 rodadas. O passado recente, no entanto, pode deixar os botafoguenses desolados. Nos últimos 15 jogos, o time venceu quatro, empatou seis e acumulou cinco derrotas, fazendo apenas 18 pontos.

- O Botafogo somou 24 pontos nos 10 primeiros jogos. Teve um aproveitamento violentíssimo, mas não sustentou os resultados. Nas últimas 10 partidas, só fez 10 pontos. Esse é um aproveitamento de zona de rebaixamento - explica o matemático, que emenda uma comparação com os rubro-negros. - O atual aproveitamento do time do Cuca está pior que o do Flamengo (15 pontos em 10 jogos).

Já o Vasco se encontra em uma situação mais confortável. O time de Celso Roth, que tem um jogo a menos, está com 39 pontos. Para chegar à soma segura calculada por Tristão, o clube de São Januário precisa de 25 pontos. Se continuar com o mesmo desempenho das últimas 15 partidas, quando somou 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e três derrotas), assegura uma vaga na competição continental no ano que vem.

Para se distanciarem dos candidatos que lutam para entrar na zona de classificação da Libertadores, a próxima rodada será crucial. Amanhã, o Vasco enfrentará o Grêmio, às 21h45, no Olímpico, enquanto na quinta-feira o Botafogo receberá o Palmeiras no Maracanã, às 20h30. Vitória carioca em ambas as partidas aumentará a distância para os rivais. O Palmeiras figura na sexta colocação com 36 pontos, enquanto o Grêmio aparece em sétimo, com 35. O lema agora é \"uma mão lava a outra\".

No sábado, mais um dia de \"amigos\". O Vasco jogará em casa com o São Paulo e terá a chance de impedir que o líder, com 50 pontos, dispare ainda mais na tabela do Brasileiro. Frear a caminhada do tricolor paulista também beneficiará o Botafogo.

Porém, mesmo que o São Paulo tenha uma queda de rendimento na reta final, Tristão afirma que só o Cruzeiro ainda tem a possibilidade de colocar as mãos no troféu:

- Para ser um sério candidato ao título, o time teria que ter 46 pontos na 23ª rodada. Para tirar essa diferença e chegar na média, o Botafogo precisaria de oito vitórias seguidas. Já o Vasco teria que vencer cinco. Enquanto isso, o São Paulo já tem 50, ou seja, tem quatro pontos de sobra.

Fonte: Agência JB
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri