Clube

Sem noção, presidente do Niterói Rugby quer partidas do Rio-2016 em sua cida

Niterói deve ganhar duas escolinhas de rúgbi no ano que vem, em Icaraí e na Região Oceânica. A proposta é do Niterói Rugby Football Clube, com o objetivo de preparar atletas para disputar as Olimpíadas de 2016.

Desde que o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou, em sessão realizada há 15 dias, em Copenhague, a inclusão do rúgbi no programa dos Jogos Olímpicos a partir de 2016, os atletas niteroienses não param de fazer planos para o futuro. Além das escolinhas, o grupo sonha em transformar o Caio Martins num centro de treinamento da modalidade para todo o estado e até, quem sabe, assistir a jogos no estádio niteroiense.

Amanhã, atletas se encontram com o secretário municipal de Esportes, Carlos Eduardo Caminha, para traçar planos.

— Sempre acreditei que o rúgbi entraria para as Olimpíadas porque é um dos esportes mais praticados no mundo. No Brasil, ainda é pouco conhecido. O anúncio do COI é um grande estímulo, uma oportunidade para fazermos novas conquisitas. Niterói tem todas as chances de se destacar em 2016 e até de sediar partidas — destaca o veterano Renato Miranda, presidente do Niterói Rugby.

Criado em 1973, o time de rúgbi da cidade é o único do estado que participa do campeonato nacional e que tem representantes nas seleções brasileiras de rúgbi masculina e feminina. Apesar da falta de apoio do poder público e da falta de patrocínio — as despesas e viagens são pagas pelos próprios jogadores —, a equipe acumula vitórias. No Campeonato Brasileiro, o time masculino conquistou o título cinco vezes, e o feminino, formado em 1997, é o atual campeão.

O niteroiense Daniel Gregg, de 29 anos, full back (último homem) da seleção brasileira de rúgbi, não sabe se participa das Olimpíadas, já que em 2016 estará com 36 anos, mas é um dos mais entusiasmados com a novidade: — Tenho certeza de que teremos representantes nas Olímpiadas. Uma das promessas é Pedro Campolina, de 18 anos, convocado para a seleção M19 (sub-19). Eu, agora, vou me preparar para o Pan-Americano, que acontece em 2011, no México. Depois, penso em 2016. Já estou feliz porque, após o anúncio do COI, conseguimos, pela primeira vez, marcar uma reunião com a prefeitura para decidir o nosso torneio, que será dias 14 e 15 de novembro, no Forte Rio Branco, em Jurujuba.

Beatriz Futuro, de 23 anos, medium scrum (posição semelhante à zaga) da seleção desde 2004 e atual capitã do time, conta que, inicialmente, nem acreditou que o rúgbi estaria entre as modalidades olímpicas: — Demorei a acreditar. Espero que as Olimpíadas ajudem a conquistar melhor estrutura para o rúgbi no Brasil. Em Niterói, por exemplo, não temos campo próprio para treinar.

Caminha descarta a possibilidade de as partidas dos Jogos Olímpicos serem realizadas na cidade e diz que a utilização do Caio Martins pelos atletas depende de um entendimento com o Botafogo, que detém a concessão do estádio.

— O Botafogo já permitiu que times de futebol de Niterói que participam do Campeonato Carioca utilizem o Caio Martins, mas precisaríamos de uma discussão maior com o clube para avaliar a proposta do pessoal do rúgbi. O município, dentro do possível, apoia o esporte amador e não será diferente com o rúgbi. Amanhã, vamos discutir o torneio e traçar novos projetos — diz.

Fonte: O Globo Niterói - Netvasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir