Futebol

Time cruzmaltino pode empatar e Flu precisa da vitória para chegar na decisã

Vasco e Fluminense fazem nesta quarta-feira, às 21h45min, no Maracanã, o segundo jogo das semifinais da Copa do Brasil. O time que se classificar pegará Flamengo ou Ipatinga, que se enfrentam na quinta-feira, também no Maracanã.

No primeiro jogo, na última quinta-feira, deu Vasco. O time da Cruz de Malta derrotou o Tricolor por 1 a 0 e joga por um empate para chegar à final. Para obter a classificação, o Fluminense precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Vitória simples do Flu levará a decisão para os pênaltis.

A vitória sobre o Fluminense e a vantagem de poder empatar deixou o ambiente mais tranqüilo no Vasco. Antes da primeira partida, muitos apontaram o Tricolor como franco favorito, mas, segundo o técnico Renato Gaúcho, o Vasco calou os críticos, mostrando que seu time tem condições de brigar de igual para igual com qualquer adversário.

- Algumas pessoas falam o que bem entendem. Mas eu estou aqui todos os dias e conheço cada jogador. O grupo tem muito potencial. Faltam apenas três partidas para entrarmos para a história do Vasco. Deposito todas as minhas chances na minha rapaziada - destacou Renato.

Um dos mais empolgados com o bom momento do time é o atacante Edílson, autor do gol da vitória sobre o Flu, no primeiro confronto. Ele comparou a importância do título da Copa do Brasil à Copa do Mundo.

- A Copa do Brasil é a minha Copa do Mundo. O Vasco está encarando a competição com toda a seriedade possível - garantiu o atacante, que nunca conquistou a competição.

Na expectativa de começar jogando no lugar de Valdiram, o meia Ernane tem um sonho: marcar um gol e ajudar o Vasco a sair com a classificação. Na última quinta-feira, ele deu o passe para o gol de Edílson, mas espera balançar a rede desta vez.

- Tudo depende do dia e do momento. Tive a felicidade de dar um belo passe para o Edilson, mas também temos de destacar a frieza com que ele decidiu o lance. É lógico que desejo muito jogar e fazer um gol, mas tenho de ter calma e paciência neste momento. O importante é o Vasco jogar bem e conseguir a classificação - disse Ernane.

O técnico Renato Gaúcho tem duas dúvidas para definir a equipe. Além de Ernane, que pode entrar no lugar de Valdiram, que está em má fase, o meia Abedi, xodó da torcida, pode ganhar uma vaga no meio-de-campo, na vaga de Roberto Lopes. Outra preocupação que Renato tem é com o excesso de jogadores pendurados com dois cartões amarelos. Até o momento, cinco jogadores correm o risco de não jogar a primeira partida da final, caso o Vasco se classifique: o lateral-direito Wágner Diniz, o zagueiro Fábio Braz, o cabeça-de-área Ygor, o meia Morais e o atacante Edilson.

Enquanto no Vasco prevalece a tranqüilidade, no Fluminense a confiança é total. Da comissão técnica aos jogadores, todos estão muito esperançosos em um grande resultado nesta quarta-feira.

- Esta partida foi só o primeiro tempo da semifinal. Confio em nosso potencial e acredito que poderemos derrotar o Vasco na próxima quarta-feira. Sei da nossa capacidade, não tem nada perdido - afirmou o zagueiro Roger, que conhece muito bem a Copa do Brasil, competição que já venceu três vezes, todas com a camisa do Grêmio.

O meia Petkovic e o atacante Tuta compartilham da mesma opinião. Para eles, o Fluminense tem um elenco muito superior ao Vasco e precisa fazer prevalecer esse favoritismo dentro de campo.

- O time do Fluminense é melhor que o do Vasco, mas isso precisa ser provado dentro de campo - disse o sérvio-montenegrino.

Tuta complementou:

- Precisamos ter muita calma nesta partida. Tivemos mais volume de jogo e eles acabaram fazendo um gol num lance isolado. Nossa equipe mostrou que tem muito mais qualidade - opinou Tuta.

Depois de poupar os titulares contra o Figueirense, pelo Brasileiro, o técnico Oswaldo de Oliveira terá quase todos os titulares à sua disposição. O lateral-esquerdo Marcelo volta ao time após cumprir suspensão. A única dúvida é o volante Arouca, ainda se recuperando de uma contusão na perna esquerda, sofrida na última quinta-feira, contra o Vasco. Segundo o coordenador médico do Tricolor, Victor Favilla, as chances de Arouca jogar são muito grandes.

- Ele está melhorando muito. Já está andando sem dor e não precisa mais das muletas. Vamos levá-lo para o campo para ver se suportará bem a movimentação. A situação dele será definida hoje (terça-feira). Estou otimista. Tenho quase certeza de que ele vai jogar - contou Favilla.

Se não tiver condições, Oswaldo deverá escalar Radamés, que atuaria na ala direita, enquanto Rogério seria descolado para o meio-de-campo.


FICHA TÉCNICA:
VASCO X FLUMINENSE

Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data-hora: 17/05 - 21h45min
Árbitro: Paulo César Oliveira/SP FIFA
Auxiliares: Aristeu Leonardo Tavares/RJ FIFA e Hilton Moutinho Rodrigues/RJ

VASCO: Cássio, Wágner Diniz, Jorge Luís, Fábio Braz e Diego; Ygor, Roberto Lopes (Abedi), Morais e Ramon; Valdiram( Ernane) e Edílson - Técnico: Renato Gaúcho

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Thiago Silva, Thiago e Roger; Rogério, Marcão, Arouca (Radamés), Petkovic e Marcelo; Lenny e Tuta - técnico - Oswaldo de Oliveira

Fonte: Lance
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário