Torcida

Um clássico da Paz

O jogo entre Vasco e América é conhecido como o Clássico da Paz, mas este título poderiamuito bem servir para Vasco x Botafogo. Prova disto foram as cenas vistas ao redor do Maracanã antes da partida de ontem. Camisas dos dois clubes se misturavam em um clima que não é comum quando dois rivais da mesma cidade se enfrentam.

Com a experiência de quem já freqüentou um Vasco x Botafogo, o comerciário alvinegro Celso Braga, de 45 anos, aproveitou para levar a família ao Maracanã. Se o jogo fosse contra o Fluminense e, principalmente, o Flamengo, ele não iria se aventurar e levar a esposa, Josilaine Braga, e a pequena Beatriz, de apenas 10 anos.

– Gosto muito de Vasco x Botafogo porque é o único jogo em que vamos juntos ao Maracanã. O clima é de muita paz, não há problema algum e fica mais fácil para os pais trazerem os filhos – disse Josilaine.

Um detalhe interessante: enquanto o pai e a filha são botafoguenses, a mãe é vascaína.

– Torço para o Botafogo porque meu pai me convenceu e porque não quero ser sofredora – disse Beatriz, provocando a mãe e ainda arriscando o placar do jogo.

– O Botafogo vai ganhar de 2 a 0 apostou a menina.

Perto da rampa do metrô, ponto de entrada dos vascaínos, era comum ver diversos torcedores com camisas do Botafogo confraternizando com os rivais. Luciano Santos, vascaíno, funcionário público, de 46 anos, levou ao estádio o amigo Sandro Mendonça, de 43, botafoguense, mesmo sabendo que corria o risco de ser provocado na volta para casa.

– Com botafoguenses e vascaínos é diferente. Viemos juntos e não precisamos nos separar para cada um entrar de um lado do Maracanã. Vamos na arquibancada branca e veremos o jogo lado ao lado. O único problema nisto tudo é que, quem perder, vai ter que aturar a gozação do outro o tempo inteiro brincou Ricardo.

Gosto muito de Vasco x Botafogo porque é o único jogo em que vamos juntos ao Maracanã. O clima é de muita paz, não há problema algum e fica mais fácil para os pais trazerem os filhos
Josilaine, torcedioa

Enquanto os torcedores deram um exemplo de civilidade, sem registros de violência, a administração da Suderj deu mais uma demonstração de desrespeito.

Das quatro bilheterias que vendiam ingressos ontem, apenas duas ofereciam meia entrada. Resultado: um enorme tumulto se formou nestas bilheterias, com empurra-empurra e muita gente passando mal. Os torcedores ficaram mais de uma hora na fila.

Um fato curioso chamou a atenção entre os torcedores vascaínos que foram uniformizados ao Maracanã. Praticamente metade deles vestia a camisa 10, que Roberto Dinamite fez história, a outra parte vinha com o 11 nas costas, imortalizado por Romário.

O engenheiro Luiz Cláudio Rodrigues, de 43 anos, com a camisa 10, e o filho Mateus Rodrigues, de 17, com a 11, explicaram a razão desta divisão.

– Quando você é garoto é que constrói seu ídolo. Na minha época, Roberto Dinamite, hoje presidente, era o cara do Vasco. Já ele, como tem apenas 17 anos, não viu o Dinamite jogar e acompanhou o Romário. Isto é natural disse Luiz Cláudio.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri