Torcida

Vascaíno Paulinho da Viola é homenageado com pintura em mural

Paulinho da Viola, um dos maiores cantores e compositores da história da música popular brasileira, ganhou uma homenagem na região de Botafogo, no Rio de Janeiro: um mural foi pintado com seu retrato na Rua Conde de Irajá, por iniciativa do projeto Negro Muro.

© Reprodução / Instagram @negromuroPaulinho da Viola visita mural feito em sua homenagem no Rio de Janeiro
Paulinho da Viola visita mural feito em sua homenagem no Rio de Janeiro - © Reprodução / Instagram @negromuro

O coletivo já fez homenagem a 35 nomes importantes da cultura brasileira -- todos negros. A inauguração do mural de Paulinho contou com a presença do próprio e de membros de sua família na tarde do último sábado (28).

Através do Instagram, o coletivo Negro Muro explicou a escolha do local para homenagear Paulinho. "Depois de quase um ano de processo de pesquisa, de se conseguir um bom muro em Botafogo próximo à vila onde morou Paulinho na infância, eis que recebemos a visita do príncipe com toda sua família. Uma tarde que nos brindou o privilégio de poder ouvir Paulinho da Viola falando sobre as memórias que aquele local lhe traziam", disse um trecho do texto.

Lembranças de Paulinho

Segundo os organizadores da homenagem, foi perto da rua onde está instalado o mural que Paulinho passou boa parte de sua infância. "Era exatamente onde ele jogava bola com seus 8, 9 anos, onde foi pego pela rádio-patrulha, onde aprendeu o ofício da marcenaria com Seu Abílio, amigo de seu pai. Ouvimos sobre os pequenos blocos de bairro que participou, sobre jogadores de futebol e músicos célebres que passavam por sua rua, sobre sua paixão por sinuca, sobre tanta coisa linda", afirmou outro trecho do comunicado.

A filha de Paulinho da Viola, Cecília Rabello, também usou o Instagram para mostrar a homenagem feita a seu pai. "Hoje foi dia de inaugurar o muro feito por @cazearte , em Botafogo, bairro onde papai nasceu e lugar exato onde ele jogava bola há mais de 70 anos atrás. Obrigada, @negromuro por essa homenagem tão especial para nós! O trabalho de mapeamento de figuras históricas negras através da arte urbana é a necessária resistência", escreveu.

Fonte: Bolavip
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri