Futebol

Vasco amigo reencontra vilão Dário

O novo contra o velho. A descontração contra a seriedade. O mulherengo contra o pai de família. A praia contra o aço. Renato versus Dário. A partida desta quinta-feira, 27 de abril, entre Vasco e Volta Redonda, às 20h30m, no Raulino de Oliveira, pela abertura das quartas-de-final da Copa do Brasil, é um espelho dos opostos. Você acompanha o duelo em tempo real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Em 2005, as nuvens negras que pairavam por São Januário rapidamente se dissiparam após a queda de um e a chegada de outro. Renato parecia trazer o sol da praia de Ipanema para o subúrbio do Rio. Tirou a equipe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, onde Dário a deixou depois de uma vitória em 11 jogos, e levou o Vasco à vaga na Copa Sul-Americana. Os rostos sisudos e preocupados ficaram no passado. Há nove meses, o brilho do comandante reflete na alegria dos comandados. Na vitória ou na derrota.

- O que eu sinto nesse grupo é a amizade e o companheirismo dentro de campo, um trabalho coletivo, onde todos se ajudam. Voltamos a ter a atitude que tínhamos no fim do ano passado e que tínhamos deixado escapar no Carioca. O trabalho é o mesmo, os treinamentos são os mesmos, o treinador é o mesmo. Só a atitude mudou - lembra Renato, que tem como único desfalque o volante Roberto Lopes, lesionado. Andrade continua em seu lugar.

Na Cidade do Aço, entretanto, mais mudanças terão que ocorrer caso o time cruzmaltino queira jogar em São Januário, na próxima semana, com tranqüilidade para decidir a vaga. Nos cinco jogos em que atuou no reformado estádio do sul-fluminense, nada de vitórias.

Nas últimas sete partidas disputadas, por outro lado, nada de derrotas. Vendo de fora, Dário não chegou a sentir o gostinho da boa fase por um clube grande. Mas ainda não perdeu as esperanças.

- Quando voltei do Vasco para o Volta Redonda, sabia que não tinha saído de lá como eu gostaria. Mas disse para os meus jogadores que tudo depende de nós mesmos. Eu trabalho para voltar e eles para um dia chegarem a um clube grande. Esse é o confronto das nossas vidas. Nosso time engrenou a partir de março e não repetimos o sucesso do Carioca 2005 por fatalidades. Estamos preparados para jogar contra o ataque poderoso do Vasco, que tem um time forte. Ainda por cima agora, que eles jogam com 11 - alfineta Dário, referindo-se a um certo Baixinho, que anda pelas bandas de Miami.

Até a Taça Guanabara deste ano, o Volta Redonda tinha uma invencibilidade de 38 partidas em casa. Perdeu para o Friburguense, mas não perdeu a pose. O estilo Dário leva a equipe novamente aos holofotes, como fez com o vice-campeonato estadual em 2005. Na Colina, porém, a escuridão imperou. Hoje, brilha a estrela de Renato. Da alegria contra a tristeza. Da piada contra a dureza. De Vasco contra Volta Redonda.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir