Futebol

Vasco elimina Fluguês e chega à inédita final

O Vasco precisava apenas empatar para chegar à final da Copa do Brasil. Foi exatamente isso o que aconteceu. Nesta quarta-feira, no Maracanã, o time cruzmaltino segurou a pressão do Fluminense, ficou no 1 a 1 e ratificou a recente fama de algoz do rival.

Nos últimos 30 confrontos foram 14 vitórias e apenas cinco derrotas. Mas, sem dúvida, os dois duelos mais importantes foram travados nas últimas duas semanas. E em ambos, valendo-se de um sólido sistema defensivo e de contra-ataques precisos, o Vasco conseguiu obter o triunfo na vitória agregada por 2 a 1.

Nesta quarta, diante de mais de 43 mil torcedores, o Fluminense começou superior e perdeu chances. Mas, foi o adversário quem conseguiu a vantagem, com um gol de Valdiram. No segundo tempo, Petkovic ainda empatou em pênalti contestável.

Apesar da tensão nos minutos finais, o Vasco se segurou e garantiu a participação em sua primeira final na história da Copa do Brasil. Agora, o adversário sai do confronto entre Flamengo e Ipatinga, que jogam nesta quinta, no Maracanã.

Já prevendo um possível encontro com o maior rival, a torcida vascaína cantarolou na saída do estádio: \"O urubu [mascote do time rubro-negro] pode esperar, a sua hora vai chegar\". Entretanto, as finais só estão marcadas para depois da Copa do Mundo - dias 19 e 26 de julho, respectivamente.

Fora da final, o Fluminense deve mergulhar em uma crise. A diretoria apostava na conquista da vaga na final como \"salvação\" para o primeiro semestre.

O jogo
O Fluminense começou com mais posse de bola e acendeu sua torcida. Mas, em um contra-ataque, aos 5min, Edílson deu excelente drible em Marcão e foi derrubado com violência na entrada da área. O capitão tricolor recebeu o cartão amarelo.

Mas o time tricolor continuou superior. Aos 12min, Petkovic cobrou escanteio com efeito e Cássio impediu o gol com um tapa. Durante o primeiro tempo, em outras oportunidades o meia fez a mesma coisa. Logo depois, aos 14min, Lenny passou para Tuta na entrada da pequena área, mas o atacante chutou no lado de fora da rede.

Acuado, o Vasco só conseguiu finalizar aos 15min. Após erro na saída de bola do rival, Morais finalizou para fora. Depois de alguns minutos de poucas emoções, o Flu novamente esteve perto de abrir o placar aos 25min. Thiago Silva recebeu na direita, chutou e a zaga cortou parcialmente. Na sobra, Marcelo arrematou de primeira, mas por cima.

A superioridade continuou gritante, e aos 28min, Tuta ajeitou, mas Rogério bateu fraco, facilitando a defesa de Cássio.

Mas o Vasco contragolpeou mortalmente aos 32min. Wagner Diniz arrancou, tabelou com Edílson e rolou para Valdiram. Livre, o atacante dominou, esperou e chutou forte, no ângulo direito de Fernando Henrique. Um golaço.

O gol atordoou o Fluminense. Lenny e Marcelo discutiram asperamente no meio-campo. Ainda no primeiro tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira sacou Arouca, visivelmente sem condição, e colocou o atacante Cláudio Pitbull.

Mas o Vasco seguiu amedrontando. Andrade chutou com perigo primeiro e depois, aos 39min, Morais obrigou Fernando Henrique a fazer boa defesa.

\"Não soubemos aproveitar as oportunidades. Agora complica mais\", disse o tricolor Rogério.

Logo no início do segundo tempo, o árbitro Paulo César Oliveira marcou um pênalti duvidoso para o Fluminense. Marcão chutou e a bola tocou na mão de Andrade. Na cobrança da infração, Petkovic empatou o jogo.

O lance inflamou os tricolores e aos 4min Cláudio Pitbull bateu de fora da área e Cássio espalmou com dificuldade. O jogo ficou nervoso, com o Fluminense atacante e o Vasco se defendendo, mas buscando surpreender o rival em contra-ataques.

Aos 14min, Valdiram chutou cruzado e Roger segurou claramente Ygor dentro da área e o árbitro ignorou o pênalti. Na seqüência, Andrade chutou e Fernando Henrique rebateu com dificuldade.

Os minutos passaram e o Flu só ameaçou aos 24min. Cláudio Pitbull avançou na esquerda, chutou forte e acertou o pé da trave direita. O sufoco produziu algumas chances relativas, como os chutes sem direção de Evando e as arrancadas improdutivas de Lenny.

As últimas fichas do time tricolor foram gastas com a entrada do atacante Adriano Magrão no lugar do zagueiro Roger. Àquela altura, a equipe estava em campo com cinco atacantes (Tuta, Lenny, Cláudio Pitbull, Evando e Magrão).

Mas aos 40min, Thiago derrubou Ernane na área, e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Edílson chutou rasteiro e para fora. No último lance, Morais ainda acertou o pé da trave.

VASCO 1x1 FLUMINENSE

Vasco
Cássio; Wagner Diniz, Fabio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade, Ramon (Abedi) e Morais; Valdiram (Ernane) e Edílson (Eder)
Técnico: Renato Gaúcho

Fluminense
Fernando Henrique; Thiago Silva, Roger e Thiago; Rogério (Evando), Marcão, Arouca (Cláudio Pitbull), Petkovic e Marcelo; Lenny e Tuta
Técnico: Oswaldo Oliveira

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Aristeu Leonardo Tavares (Fifa-RJ) e Hilton Moutinho Rodrigues (RJ)
Cartões amarelos: Marcão (F), Lenny (F), Ygor (V), Ramon (V)
Gols: Valdiram, aos 31min do primeiro tempo; Petkovic, a 1min do segundo tempo.

Fonte: Pelé.Net
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri