Imprensa

Vasco entra no mercado de NFTs

O Vasco da Gama acaba de anunciar que fechou uma parceria e que com isso irá lançar ingressos colecionáveis através da tecnologia de “tokens não fungíveis”, mais conhecidos pela sigla “NFT”. Mas o que isso significa? É exatamente isso que nós da www.betsonly.net te explicaremos no texto a seguir.

Com o anúncio, o clube carioca se junta a diversos outros clubes do Brasil e do exterior que utilizam essa tecnologia para disponibilizar itens colecionáveis a seus torcedores. Mas o que são os tais “tokens não fungíveis”? Esses tokens, que também são conhecidos por seu nome em inglês (“non-fungible token”) e pela sigla NFT, são basicamente unidades de dados únicas e não intercambiáveis armazenadas em uma blockchain, ou seja, uma NFT é uma espécie de token criptográfico que representa algo ou alguma coisa única.

Portanto, diferentemente de uma criptomoeda comum que é “fungível” e, portanto, pode ser trocada ou substituída por outra de mesmo valor, as NFTs são “não-fungíveis” e, por isso, são únicas e insubstituíveis e por esse motivo não podem ser trocadas ou substituídas por outras. Assim, o dono de uma NFT é a única pessoa no mundo a possuir aquele “objeto”, digamos assim. Portanto, NFTs são como “obras de artes” únicas que não possuem “cópias” em nenhum outro lugar. A grande diferença é que as NFTs são virtuais e portanto não existem no “mundo real” e com isso não são “palpáveis”.

Mas então porque as NFTs têm feito tanto sucesso e têm atraído tantos clubes de futebol? Primeiro, porque elas utilizam tecnologia criptográfica, ou seja, a mesma tecnologia das criptomoedas (como o Bitcoin, por exemplo) e que está em voga atualmente. Segundo, porque as NFTs permitem a clubes e instituições oferecerem tokens únicos e colecionáveis a seus fãs e torcedores e isso é algo que atrai muita gente por motivos óbvios. Todo torcedor quer guardar recordações que lembrem momentos de sua trajetória como torcedor de um clube. Imagine, por exemplo, poder guardar o ingresso da final de um campeonato importante vencido por seu clube? Que torcedor não quer isso. Ou, então, poder possuir um item colecionável e único, que ninguém mais no mundo irá ter, de uma série ou filme do qual você é muito fã? E além disso, o item é digital. Ou seja, não se desgasta, não pode ser perdido ou roubado, não precisa ser cuidado e está sempre ali para ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo, sem que você precise carregar ele, fisicamente com você, para todo lado. São essas algumas das características que atraem tanta gente e que fazem com que as NFTs estejam em ascenção atualmente.

Além disso, para os clubes de futebol, as NFTs representam uma outra fonte de renda e uma oportunidade adicional de arrecadar fundos. Isso, em um país como o Brasil em que grande parte dos clubes de futebbol vivem sempre em sérias dificuldades financeiras, é algo muito interessante para essas instituições. No caso específico do Vasco, o clube fechou parceria com a Block4, que é uma empresa especializada em produtos relacionados ao mercado de blockchain. Assim, além de ingressos colecionáveis, o clube pretende disponibilizar também diversas recompensas e benefícios extras aos torcedores que adquirirem suas NFTs. O Vasco passa por um período histórico bastante difícil, com crise econômica e disputando a Série B do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo. Portanto, qualquer iniciativa que gere divisas para o clube e engaje seus torcedores certamente será bem-vinda.

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Domingo, 28/11/2021 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Londrina Londrina 3
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio do Café
  • (26/01 - Qua) ou (27/01 - Qui)
    Vasco Vasco
    Volta Redonda Volta Redonda
    Taça Guanabara Raulino de Oliveira
  • (29/01 - Sáb) ou (30/01 - Dom)
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara São Januário
  • (02/02 - Qua) ou (03/02 - Qui)
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara São Januário
  • (05/02 - Sáb) ou (06/02 - Dom)
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Taça Guanabara Conselheiro Galvão
  • (09/02 - Qua) ou (10/02 - Qui)
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Taça Guanabara São Januário
  • (12/02 - Sáb) ou (13/02 - Dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã