Vasco estreia no Cariocão 2019 contra o Madureira

16/10/2018 às 18h06 - FUTEBOL

O Campeonato Carioca de 2019 já tem a tabela, formato e regulamento definidos. A reunião do Conselho Arbitral, com presidentes e representantes da Série A do Estadual definiu as questões básicas para a competição do ano que vem. Ainda falta o martelo ser batido para algumas questões, como o polêmico e confuso formato do ano passado (confira a tabela completa abaixo). A competição começa dia 22 de dezembro deste ano e vai até 21 de abril de 2019.

Cenário 1: Se times diferentes conquistarem as Taças Guanabara e Rio, a semifinal geral será entre eles e os dois melhores colocados na classificação geral. Os campeões dos turnos têm a vantagem do empate. A final será realizada em dois jogos

Cenário 2: Se o mesmo time conquistar ambos os turnos, ele vai direto para a decisão do estadual. Com os quatro melhores colocados na classificação geral fazendo a semifinal. A decisão da vaga entre os dois vencedores será em jogo único, assim como a grande

Na fase de grupos, Vasco e Fluminense estarão no grupo B, enquanto Botafogo e Flamengo no grupo C. Esses serão os clássicos da Taça Guanabara, tendo Botafogo e Vasco - campeão e vice do ano passado - como os mandantes. Todos os clássicos do Carioca serão nos finais de semana em 2019. Exceção pode acontecer só na final da Taça Rio, prevista para uma quarta-feira.

O primeiro clássico será Botafogo x Flamengo, na terceira rodada da Taça Guanabara, dia 26 ou 27 de janeiro. Vasco x Fluminense será o segundo clássico do estadual, na quinta rodada da Taça Guanabara, nos dias 2 ou 3 de fevereiro.

A primeira rodada do Carioca terá: Fluminense x Volta Redonda; Madureira x Vasco; Portuguesa x 2º colocado da Seletiva; Flamengo x Bangu; Cabofriense x Botafogo; Boavista x 1º colocado da Seletiva.

Grupos completos:

A (seletiva): America, Americano, Goytacaz, Nova Iguaçu, Resende e Macaé;

B: Vasco, Fluminense, Portuguesa, Madureira, Volta Redonda + segundo do A;

C: Botafogo, Flamengo, Boavista, Cabofriense, Bangu + primeiro do A

Tabela completa da Taça Guanabara

Foto: Globoesporte.com Cariocão
Cariocão

Fonte: GloboEsporte.com