Outros Esportes

Vasco estreia no NBB com derrota para o Minas

De ponta a ponta. O Minas, que não está entre os mais cotados para o título do NBB, venceu o Vasco, um dos principais favoritos, nesta terça-feira, por 82 a 81, em partida realizada em Belo Horizonte. Em nenhum momento da partida o time cruz-maltino liderou a partida, enquanto o Minas, comandado pelo armador Gegê, mostrou um basquete consistente e conseguiu segurar o ataque do rival. O último minuto de partida foi maluco, com erros dos dois lados.

Na última semana, às vésperas do início do NBB, o GloboEsporte.com fez um levantamento sobre quais times seriam favoritos ao título. Os cariocas estavam entre os favoritos, enquanto o Minas recebeu a décima maior pontuação. Veja aqui os elencos e os destaques de cada time.

O cestinha da partida foi Gegê, com 18 pontos, além de cinco rebotes e onze assistências. Ainda pelo Minas, Roquemore fez 13 pontos. Pelo Vasco, Lucas fez 17 pontos, e Gustavo anotou 13 pontos. Giovannoni fez 12 pontos e pegou seis rebotes. Nas assistências, destaque para Fúlvio, com seis.

O último minuto maluco

Faltando 51s, com uma bola de três, o Vasco empatou o jogo em 77 a 77. Wesley anotou uma bola na penetração e colocou os mineiros na frente, 79 a 77. Lucas Mariano empatou de novo, 79 a 79.

Faltando 25 segundos, Renato fez uma falta antidesportiva, e o Minas teve a posse de bola e dois lances. Passou à frente com 81 a 79, e teve a chance do arremesso. O Vasco roubou em um erro infantil do Minas, e, com Fúlvio, fez 81 a 81. Neste momento, o experiente armador atrapalhou propositalmente a sáida de bola dos rivais, levando uma falta técnica. Gegê fez o lance livre e conseguiu 82 a 81. Mas, com a bola, os mineiros voltaram quadra, dando, de graça, a chance do Vasco matar o jogo na última posse de bola, faltando 11 segundos.

O Vasco teve duas chances de vencer o jogo, mas falhou. Primeiro com Fúlvio, depois com Giovannoni.

Amistoso é amistoso, campeonato é campeonato

Na semana passada, na final da Copa BH, torneio amistoso, o Vasco venceu o próprio Minas sem grandes dificuldades, por 81 a 57. No mesmo torneio, mas na primeira fase, foi 79 a 65 para os vascaínos. Na ocasião, os cariocas forçaram a defesa e foram cirúrgico no ataque, mas, nesta terça, forma presa dos mineiros.

O maior campeão

Gegê, dono de cinco troféus do NBB na história, quatro pelo Flamengo e um pelo Bauru, anotou oito pontos logo no início da partida. No fim, terminou com 17 pontos e foi o grande nome da partida. Será que, com Gegê, o Minas, que não está entre os favoritos, pode surpreender na temporada?

- Isso mostra a força do NBB, jogo decidido nos minutos finais. Erros dos dois lados, mas a equipe está de parabéns. Fizemos um trabalho digno, colocamos em prática tudo que o técnico pediu - disse.

Momento chave da partida

O início do terceiro quarto foi o momento decisivo da partida. Depois da reação do Vasco no fim do segundo período, a expectativa era de virada do time carioca, mas não foi o que se viu. Em dois minutos, o Minas abriu onze pontos, graças a sete pontos consecutivos.

Lance bonito!

O americano Roquemore anotou uma linda enterrada para o Minas no início do segundo período. O jogo estava 20 a 13 para a equipe da casa. E essa ponte aérea, então (abaixo), Roquemore para Rush.

1º tempo

O Minas começou muito bem a partida, principalmente com Gegê, que anotou oito pontos em oito tentados no primeiro período. Ao fim dos primeiros dez minutos, 20 a 11 para os donos da casa. No início do segundo período, parecia que o Vasco ia virar com facilidade, chegou a encostar, mas os mineiros estavam bem atento e, em diversos contra-ataques, conseguiam se manter na frente. No fim do primeiro tempo, 35 a 31.

2º tempo

Em dois minutos, o Minas anotou sete pontos, e não sofreu nenhum, abrindo 42 a 33. Wesley e Rush, com velocidade, eram os destaques do time. O Vasco deu uma encostada nos minutos finais com duas bolas de três de Gustavo, mas os mineiros se mantiveram na frente. O fim do terceiro quarto marcava 62 a 55. No último quarto, o filme foi o mesmo: toda vez que o Vasco encostava, não conseguia diminuir a vantagem para menos de três pontos.

Faltando 1min30s, a diferença era de três pontos: 77 a 74. Posse do Minas. Roquemore arremessou no estou do relógio e a bola nem deu aro. Nezinho mandou de três e, faltando 51s, empatou o jogo em 77 a 77. Wesley anotou uma bola na penetração e colocou os mineiros na frente, 79 a 77. Lucas Mariano empatou de novo, 79 a 79. Após erros dos dois lados, vitória por 82 a 81 para o Minas.

Regulamento NBB

As 15 equipes jogam em turno e returno, com as quatro primeiras colocadas avançando direto para as quartas de final. Os times que ficarem de quinto a décimo segundo jogam uma espécie de oitavas de final. Os dois últimos colocados são rebaixados.

Próximos jogos

O Vasco enfrenta o Pinheiros, em casa, na próxima terça-feira, às 20hs, enquanto o Minas visita o Campo Mourão no mesmo dia

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir