Futebol

Vasco joga mal, perde para o Botafogo e Romário passa em branco

O clássico deste domingo entre Botafogo e Vasco parecia ter apenas um personagem: Romário, que, com 999 gols, estava a um da marca histórica do milésimo. Mas o Glorioso pareceu alheio à festa vascaína e dominou o jogo, vencendo por 2 a 0 - gols de Lucio Flavio e Túlio - e praticamente garantindo a vaga para as semifinais da Taça Rio.

Romário, cuja badalação pelo gol mil atrasou a partida em quase 20 minutos - muitos jornalistas tentaram entrevistá-los -, teve algumas chances de marcar sobre uma de suas maiores vítimas - Botafogo e Olaria sofreram 34 gols cada do artilheiro - mas acabou adiando a marca histórica.

O primeiro tempo foi inteiramente do Botafogo e inúmeras chances foram criadas diante de um atônito Vasco. Logo no início, Dodô e Lucio Flavio assustaram Cássio. Aos 14 minutos, o Alvinegro abriu o placar: Lucio Flavio recebeu, ajeitou e mandou sem defesa para o goleiro. A bola ainda bateu na trave esquerda antes de entrar.


O Vasco parecia disposto apenas a ajudar Romário e esquecia de se defender. Túlio, Dodô e Luciano Almeida tiveram boas chances de ampliar, mas quem chegou mais perto foi o Baixinho. Luciano Almeida falhou, Morais lançou Romário e o artilheiro deu um biquinho fraco, para fácil defesa de Julio César.

O técnico do Vasco se mostrou bastante irritado e fez duas alterações, mas elas não sutiram efeito. No segundo tempo, o Botafogo continou desperdiçando chances de liqüidar a partida, com Jorge Henrique duas vezes. Romário, ansioso pelo gol mil, cobrou até falta, mas isolou.

O Baixinho ainda teve mais duas grandes chances de chegar à marca histórica: aos nove, ele recebeu livre de Leandro Amaral e chutou cruzado, mas a bola bateu no lado de fora da rede. Nove minutos depois, Romário recebeu e tentou encobrir Julio César, mas o goleiro do Botafogo apenas viu a bola sair por cima do gol.

A partida caiu de rendimento e os vascaínos sofreram um duro golpe aos 25 minutos. O zagueiro Dudar fez falta dura em Jorge Henrique e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o Vasco com apenas dez jogadores. O Botafogo se encheu de ânimo e quase ampliou com Túlio, aos 29 minutos, quando Cássio fez excelente defesa; e Jorge Henrique.

O Botafogo então passou a tocar a bola, prendendo o jogo. O Vasco, por sua vez, não conseguia ter a posse de bola e se resumiu a marcar. Joilson foi expulso aos 38 minutos, mas o Botafogo continuou com as melhores chances e Dodô quase deixou o seu, já que Cássio fez uma defesa espetacular. Romário ainda tentou empatar aos 47, mas jogou para fora.

Ao apagar das luzes, o Botafogo chegou ao segundo gol. Num contra-ataque, Zé Roberto driblou Cássio, levou o goleiro na linha lateral e lançou Juca. O volante rolou para Jorge Henrique, que deixou Túlio na cara do gol e tocou para o gol. É festa da torcida do Botafogo e lamentação de Romário, que deixou para tentar o gol mil para quarta-feira, contra o Gama, pela Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 2 x 0 VASCO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data-Hora: 1/4/2007 - 18h10min (de Brasília)

Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)

Auxiliares: Marcos Tadeu Peniche Nunes e Sérgio de Oliveira Santos (RJ)

Renda e Público: R$ 927.455,00 / 59.829 pagantes

Cartões Amarelos: Dodô, Túlio, Zé Roberto, Joilson e Jorge Henrique (BOT); Ives, Romário, Fábio Braz, Abedi, Dudar e Renato (VAS)

Cartões Vermelhos: Joilson 38\"/2ºT (BOT); Dudar 25\"/2ºT (VAS)

Gols: Lucio Flavio 14\"/1ºT (1-0) e Túlio 48\"/2ºT (2-0)

BOTAFOGO: Julio César, Joilson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro (Vágner 47\"/2ºT), Túlio, Lucio Flavio (Juca 35\"/2ºT) e Zé Roberto; Jorge Henrique e Dodô (André Lima 45\"/2ºT) - Técnico: Cuca.

VASCO: Cássio, Wagner Diniz, Fábio Braz, Dudar e Sandro (Thiago Maciel 35\"/1ºT); Roberto Lopes, Ives (Renato 27\"/1ºT), Abedi e Morais (Marcelinho 33\"/2ºT); Leandro Amaral e Romário - Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: Lancenet!
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário