Futebol

Vasco perde para o Corínhtians de virada: 4 x 2

O Corinthians venceu o Vasco, de virada, por 4 a 2, em um jogo com cinco jogadores expulsos, dois pênaltis para o Corinthians e um gol vascaíno anulado aos 45 minutos do segundo tempo, que poderia ter mudado a história do jogo. Enfim, ingredientes não faltaram em São Januário.

O Vasco chegou a ficar com 2 a 0 no placar, mas permitiu não só o empate, como também a virada. Com o resultado, os dois times invertem as posições. O Corinthians, que venceu pela segunda vez, é agora o oitava colocado. Já a equipe carioca caiu para a décima posição.

O técnico Geninho chegou ao Corinthians dizendo que era preciso melhorar a defesa da equipe. Para isso, pediu o comprometimento de seus jogadores de meio-de-campo (leia-se Carlos Alberto e Roger).

E foi isso que foi visto, mas só no primeiro tempo da partida. Principalmente depois da expulsão infantil do volante Xavier aos 17 minutos. Em apenas dois lances, ele conseguiu fazer duas faltas e levar dois amarelos.

Com um jogador a menos, Roger e Carlos Alberto foram obrigados a recuar e esquecer a marcação. O que poderia vir a ser um massacre do Vasco, acabou não acontecendo.

Com um a mais durante trinta minutos - o zagueiro Jorge Luiz foi expulso no fim da primeira etapa - o Vasco parou na boa marcação corintiana.

Não que isso tenha evitado os avanços vascaínos, mas como o Corinthians se retraiu, ficou quase impossível para o time carioca utilizar a sua principal arma, o contra-ataque.

As chances de gol foram poucas, mas a maioria trouxe emoções apenas ao time do Vasco, que perdeu pelo menos duas oportunidades, ambas com Ramon.

Aos 40 minutos, o meia recebeu cruzamento de Wagner Diniz e chutou de primeira, à queima roupa, para a excelente defesa de Sílvio Luiz. Cinco minutos depois, em um bate-rebate na grande área, a bola sobrou para o camisa 9, que acabou acertando a trave direita.

Apesar da boa marcação, o Corinthians não ficou apenas na defensiva e arriscou por duas vezes. Uma com Nilmar e outra com Rafael Moura. Porém todas pararam nas mãos do goleiro Càssio.

Mas o bom desempenho da zaga corintiana foi posta em cheque logo nos primeiros minutos da segunda etapa.

Depois de cobrança de falta, Ramon tabelou com Edílson e se aproveitou de falha bisonha de Sebá, que até então vinha fazendo uma boa partida. Com a furada do argentino, a bola sobrou limpa para Ramon chutar e fazer o gol.

Cinco minutos depois, o lateral-direito Edson cortou mal de cabeça e a bola sobrou para Edílson servir Valdiram. O atacante vascaíno invadiu a área e chutou no ângulo de Silvio Luiz, que nada pôde fazer.

Aos 16, mais uma vez a defesa corintiana sofreu pane. No primeiro contra-ataque certo do Vasco, Ramon serviu Valdiram, que sozinho, na entrada da área acertou o travessão de Silvio Luiz.

O castigo veio no lance seguinte e em menos de dez minutos o Timão empatou. Rafael Moura marcou dois, ambos depois de passes de Carlos Alberto que jogou na segunda etapa mais avançado na ponta direita.

No primeiro lance, aos 17 minutos, ele fintou o volante Andrade e cruzou para Rafael Moura fazer o primeiro. Aos 23, em novo lance pela direita, o camisa 19 novamente cruzou e achou o 17 que cabeceou empatando a partida.

A virada veio no fim da segunda etapa. Nilmar recebeu passe de Gustavo Nery na meia-lua, saiu do zagueiro e tentou o drible em cima do goleiro Cássio, que o derrubou. Carlos Alberto, destaque do time na segunda etapa, foi cobrar e errou a primeira. O árbitro anulou a cobrança alegando que Cássio se adiantou e na segunda tentativa o meia fez o gol.

A vitória que parecia certa quase virou um empate aos 45 minutos. Abedi lançou Wágner que cruzou para a área. Silvio Luiz espanou a bola e Edílson, em disputa com Marcus Vinícius, fez o gol. Em lance duvidoso, o árbitro Cléver Assunção Gonçalves anulou a jogada alegando mão do atacante vascaíno.

Com a confusão, o árbitro deu quatro minutos de acréscimo, tempo suficiente para o Corinthians fazer o quarto gol e sacramentar a vitória. Nilmar, mais uma vez, fez fila na zaga adversário e foi parado por Cássio, que mais uma vez fez pênalti, mais uma vez recebeu amarelo e por isso foi expulso. Como o Vasco já havia feito três alterações, o lateral-esquerdo Abedi foi para o gol e não conseguiu defender o chute de Marcelo Mattos.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 4 CORINTHIANS

Data: 21/05/06 - 16h
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Clever Assunção Gonçalves (MG)
Auxiliares: Marco Antonio Gomes e Helberth Andrade (MG)

Público: 8.051 pagantes
Renda: R$ 67.760,00

Gols: Ramon, 1\"/2ºT (1-0); Valdiram 6\"/2ºT (2-0); Rafael Moura 17\"/2ºT (2-1); Rafael Moura 20\"/2ºT (2-2); Carlos Alberto, 43\"/2ºT (2-3); Marcelo Mattos, 52\"/2ºT (2x4)

Cartão Amarelo: Ramon (VAS); Carlos Alberto, Roger e Wendel (COR)

Cartão Vermelho: Xavier, 17\"/1ºT e Rafael Moura aos 23\"/2ºT (COR); Jorge Luiz, aos 45\"/1ºT e Fábio Braz, aos 23\"/2ºT (VAS); Cássio aos 50\"/2ºT (VAS)

VASCO: Cássio, Wagner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luis e Diego; Ygor, Andrade (Éder aos 26\"/2ºT), Morais e Ramon (Abedi 28\"/2ºT); Valdiram (Faioli 36\"/2ºT) e Edilson.
Técnico: Renato Gaúcho

CORINTHIANS: Silvio Luiz; Marcus Vinícius, Marcelo Mattos e Sebá; Edson (Eduardo 36\"/2ºT Xavier, Carlos Alberto (Wendel 44\"/2ºT), Roger (Rosinei 31\"/2ºT) e Gustavo Nery; Nilmar e Rafael Moura.
Técnico: Geninho

Fonte: Lancenet!
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário