Futebol

Vasco trabalha lado psicológico para evitar novo vexame

Na galeria de troféus de São Januário, o da Copa do Brasil é um dos poucos que não está presente. Por isso, a cada ano a competição torna-se ainda mais prioridade no Vasco. Tanto que o presidente Eurico Miranda já afirmou que pretende acompanhar todas as partidas de perto.
Na primeira fase, os cruzmaltinos passaram sem problema pelo Botafogo-PB. Agora, o time briga por uma vaga nas oitavas-de-final com o Iraty, outro adversário de pouca expressão nacional. Apesar disso e do empate em 2 a 2 no interior paranaense, ninguém no Vasco quer saber de relaxar. Todos têm consciência de que nas duas últimas temporadas, a equipe deu adeus à Copa do Brasil, justamente contra times pouco conhecidos e, pior, dentro de São Januário.

Emn 2004, o time foi eliminado na segunda fase pelo 15 de Novembro-RS. Após empatar em 1 a 1 no sul do país, o Vasco perdeu por 3 a 0 em seu estádio. No ano seguinte, a eliminação ocorreu nas oitavas-de-final, desta vez para o Baraúnas-RN. Novamente, os cariocas empatara fora de casa (2 a 2) e perderam no Rio (3 a 0).

Para que isso não aconteça novamente, o técnico Renato Gaúcho tem procurado aproveitar os dias livres no calendário para conversar bastante com seus jogadores, tentando arrumar o lado emocional dos atletas. Um dos mais experientes do grupo, o atacante Edílson tem ajudado o treinador neste quesito.

\"Quando os jogadores vestem a camisa do Vasco, estão preparados para jogar em qualquer lugar. Eles têm que estar conscientes disso, principalmente os mais jovens. Não podem dar ouvidos ao que se comenta por aí na mídia\", comentou.

Além de trabalhar o lado psicológico, Renato Gaúcho também tem que resolver algumas dúvidas na escalação de sua equipe. A principal delas está no gol, onde Cássio e Roberto disputam a camisa um. Este último começou a temporada como titular, mas sofreu uma lesão nas costas e abriu espaço para Cássio, que foi bem principalmente no clássico contra o Flamengo.

Em um jogo-treino que deverá ser realizado no próximo sábado, o treinador pode começar a desvendar o mistério sobre o titular da posição. \"Os dois estão disputando a posição. Eles treinarão forte até a véspera do jogo, quando decidirei quem será o titular. Até agora, não tem nada definido e ambos estão em condições de ser o titular\", afirmou o técnico.

Na defesa, Renato Gaúcho só escalará o zagueiro Éder, caso este renove o seu contrato que se encerra no dia 4, véspera do confronto com o Iraty. O outro titular do setor é Jorge Luiz.

Enquanto isso, o Vasco deve apresentar nos próximos dias o meia Doda, que estava disputando o Campeonato Paranaense pelo Londrina-PR. O jogador, de 19 anos, já acertou as bases salariais com o clube carioca.

Fonte: Gazeta Esportiva.net
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário