O técnico Andoni Iraola não garantiu a estreia do atacante Rayan pelo Bournemouth na partida contra o Wolverhampton, neste sábado, 31, às 12h (de Brasília) pela Premier League. O brasileiro foi anunciado oficialmente na última terça-feira, 27, e já treina com o elenco, mas o treinador afirmou que ainda avalia a melhor forma de utilizá-lo.
“Acho que ele poderia começar jogando, mas é uma decisão que preciso tomar. Fisicamente, ele está bem, treinou normalmente, mas também precisamos ter cuidado”, disse Iraola em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 30.
Segundo o comandante da equipe inglesa, a cautela se deve ao impacto da mudança na carreira do jogador, que deixou o Brasil, onde teve destaque pelo Vasco da Gama, para atuar em uma das ligas mais competitivas do mundo.
The boss talks about Rayan ahead of #WOLBOU 🇧🇷💬 pic.twitter.com/cXuFoVEmm1
— AFC Bournemouth 🍒 (@afcbournemouth) January 30, 2026
“Ele tem 19 anos, está dando um grande salto, uma grande mudança para um país diferente, e quero que ele esteja confiante. Vai ser difícil porque ele ainda não sabe muita coisa sobre nós e estamos tentando lhe dar mais informações, mas fisicamente ele não tem nenhum problema e está pronto”, completou.
Rayan foi negociado com o Bournemouth por cerca de 35 milhões de euros (aproximadamente R$ 220,7 milhões). O Vasco, clube formador, receberá cerca de 24 milhões de euros (R$ 151 milhões), já que os direitos econômicos do atleta são divididos com familiares e representantes. O contrato do atacante com o clube inglês vai até meados de 2031.
Revelado pelas categorias de base do Vasco da Gama, Rayan fez sua estreia com a equipe principal ainda em 2023. quando tinha 16 anos. Na temporada passada, o jovem de 19 anos assumiu o protagonismo da equipe, com 20 gols e uma assistência em 57 jogos. Ao todo, Rayan tem 99 jogos pelo profissional, 25 bolas na rede e dois passes para gol.
Mais lidas