Futebol

Rojas e Freytes protagonizam duelo que 'habla'

Após protagonizarem uma semifinal de Copa do Brasil no ano passado, Vasco e Fluminense voltam a esquentar a rivalidade em uma fase decisiva, desta vez pelo Campeonato Carioca. Como Flamengo e Madureira, do outro lado da chave, também se enfrentam hoje, no Maracanã, o clássico será disputado às 18h, no Nilton Santos. Entre os possíveis destaques deste jogo de ida, há dois gringos que não chamam tanto a atenção, mas desempenham papéis importantes: o colombiano Johan Rojas e o uruguaio Facundo Bernal.

Depois de passar por um período de adaptação ao futebol brasileiro, Bernal vive seu melhor momento com a camisa tricolor neste início de 2026. O volante de 22 anos aproveitou os desfalques por lesões dos companheiros de posição Hércules e Nonato para mostrar ter condições de assumir a titularidade ao lado de Martinelli. Prova de que vem ganhando a confiança do técnico Luis Zubeldía é o fato de ter atuado durante os 90 minutos nos últimos jogos, contra Bangu e Botafogo.

Com quase 1,90m de altura, Bernal se destaca pela intensidade e força física tanto na defesa quanto no ataque. Diante do alvirrubro, pelas quartas de final, o uruguaio ganhou sete dos 11 duelos pelo chão, teve cinco recuperações de bola e ainda acertou um chute de fora da área com a perna trocada — a esquerda — no travessão. Além da forte finalização, os lançamentos longos estão entre as principais armas do seu estilo de jogo.

— É sempre importante ter um perfil sem a bola. Estamos focados em ocupar bem os espaços, manter a intensidade ao longo do jogo, defender com ela, sem forçar e ficar desequilibrado. São elementos que, quando se juntam, fazem com que o adversário não gere tantos problemas defensivos — disse Zubeldía.

A juventude e o potencial de Bernal despertaram recentemente o interesse do mercado europeu. Mas o Fluminense recusou a proposta de 10 milhões de dólares (cerca de R$ 52 milhões na cotação atual) do Betis, da Espanha. A diretoria acenou positivamente ao valor da oferta, mas, ao mesmo tempo, não houve acordo com o Defensor-URU, que detém 40% dos direitos econômicos do jogador, o que travou a negociação.

O clube espanhol já vinha monitorando Bernal desde seu desempenho na Copa do Mundo de Clubes de 2025. Nos EUA, o volante foi titular na memorável campanha do tricolor até as semifinais, mas perdeu espaço após o torneio. Ele chegou em agosto de 2024 e tem contrato até 2028 com o clube, que desembolsou 3,6 milhões de dólares (cerca de R$ 18,6 milhões na cotação atual) por 60% dos direitos econômicos do atleta.

Diferentemente de Bernal, Rojas ainda não teve muitas oportunidades no time titular do Vasco — começou jogando em três das dez partidas —, mas também surge como candidato a destaque no clássico de hoje. O colombiano desponta como o favorito para substituir Philippe Coutinho, que rescindiu com o cruz-maltino nesta semana.

Até aqui, Rojas deu duas assistências pelo Vasco, ambas na vitória sobre o Boavista por 3 a 0. Ele já pedia passagem e mais oportunidades no time titular, principalmente pela atuação contra o Volta Redonda, nas quartas de final do Carioca. No jogo decisivo, o meia finalizou nove vezes a gol em apenas 45 minutos e quase balançou as redes.

Apesar do pouco tempo em campo, Rojas já é uma espécie de xodó para os torcedores vascaínos, que poderão ver mais do meia que chegou emprestado pelo Monterrey, do México, até o fim do ano, com cláusula de opção de compra.

— Tenho que agradecer aos torcedores, que, desde que cheguei, me dão muito apoio. Não esperava esse apoio e tanto carinho. É muito bonito sentir o calor das pessoas. Esperamos completar nossos objetivos para que todos fiquem felizes — disse o meia após o jogo contra o Volta Redonda.

Fonte: Extra Online
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15