Futebol

07/01/2022: Centenário de Chico, ídolo do Expresso da Vitória

07/01/1922 – CENTENÁRIO DE CHICO

Há 100 anos nascia Francisco Aramburu, o Chico, ídolo do Expresso da Vitória.

Confira um pouco da trajetória e dos feitos do melhor ponta-esquerda da história do Vasco⬇️

#Chico100

Chico começou sua carreira futebolística no Ferro Carril, time de Uruguaiana-RS, sua cidade natal. Em 1941 chegou ao Grêmio onde teve bastante destaque. No final de 1942 esteve muito perto de fechar com o Botafogo, mas acabou acertando com o Vasco.

Sua estreia pelo Gigante foi no início de 1943 contra o São Paulo. A partir de então, o ponteiro gaúcho ficaria mais 12 temporadas no Vasco, sendo o único integrante do Expresso da Vitória a ficar no Vasco de 1944 a 1953 de forma ininterrupta.

Chico era um ponteiro talentoso e acima de tudo, brigador. Ele era muito famoso por sua garra em campo. Não costumava ser desleal, mas se meteu em algumas brigas, principalmente quando seus adversários eram o Flamengo ou a Argentina.

Chico protagonizou a briga que talvez tenha sido a mais famosa da história do clássico Argentina vs Brasil. Aconteceu em 46, quando o ponta provocou uma briga generalizada em campo ao tentar defender um companheiro de equipe. Ele acabou levando uma surra dos policiais argentinos.

Para integrar a poderosíssima linha ofensiva do Brasil dos anos 40, Chico precisou fazer temporadas excelentes. Ele fez, por exemplo, 20 gols e 18 assistências na temporada mágica do Vasco de 45. No mesmo ano, foi convocado para a Seleção pela 1ª vez e foi campeão da Copa Roca.

Nos 4 anos seguintes Chico manteria uma boa regularidade e ganharia muitos títulos com o Expresso, incluindo o Torneio dos Campeões de 48.

O ponteiro teria muito destaque na reta final do campeonato carioca de 49, o que o ajudou a ser convocado para a Copa do Mundo de 50

Na Copa de 50, Chico brilhou. Fez 4 gols, todos na fase final. Somente Ademir e Pelé fizeram mais gols que ele pelo Brasil numa fase final de Copa do Mundo.

Ao lado de Ademir, formou a dupla de ataque com mais gols da história de uma fase final de Copa (10 gols combinados).

O jornal Marca da Espanha incluiu Chico no 11 Ideal da Copa de 50. Ele é um dos 6 vascaínos a serem incluídos por alguma revista esportiva importante no All-Star Team de uma Copa do Mundo. Os outros 5 são Fausto (1930), Barbosa (50), Ademir (50), Bellini (58) e Dirceu (78).

Por conta de problemas físicos e da ascensão do jovem Dejayr, Chico perdeu espaço no final de 50 e em toda a temporada de 51.

Sendo tachado de velho, por muito pouco o gaúcho não abandonou o futebol e voltou para o Sul. Mas ele não desistiu e lutou para reconquistar seu espaço.

Em 1952, Gentil Cardoso assumiu o Vasco e voltou a utilizar Chico, que se reinventou. Foi titular durante toda a temporada e figura importantíssima na que seria a última conquista épica do Expresso da Vitória.

Com a volta de Flávio Costa em 53, Chico perdeu espaço no time. Em 54, ele seque chegou a entrar em campo pelo Vasco, ficou magoado e decidiu sair do clube. Chico teve poucas propostas e acabou indo para o Flamengo, onde não teve sucesso, talvez por ser vascaíno demais...

Em 1962, Chico contou numa entrevista ao Jornal dos Sports que o Diretor de Futebol do Fla o mandou assinar o contrato jurando ser Flamengo, dizendo ser uma norma do clube...

Chico foi bem sincero com o dirigente rubro-negro e o respondeu:

'Não jurarei em falso, sempre fui e serei vascaíno, prometo, isto sim, jogar tanto ou mais quanto joguei pelo Vasco se isso me for possível, mas jamais renunciarei ao meu Vasco'.

Referências:

🗞️Sport Ilustrado (RJ)
🗞️O Globo Sportivo (RJ)
🗞️Manchete (RJ)
🗞️Jornal dos Sports (RJ)
🗞️Estadio (Chile)
➡️Tardes de Pacaembu>tardesdepacaembu.wordpress.com/2013/01/15/chi…

Chico no onze ideal do jornal marca ➡marca.com/reportajes/201…

Importante:

O número de assistências está subnotificado. Em breve traremos atualizações dos números de Chico e de outros jogadores do Expresso. 

Quase todos os gols da carreira de Chico estão registrados no site Futebol 80. ⬇️

futebol80.com.br/links/artilhei…

Fonte: Twitter EstudeVasco
  • Domingo, 28/11/2021 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Londrina Londrina 3
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio do Café
  • (26/01 - Qua) ou (27/01 - Qui)
    Vasco Vasco
    Volta Redonda Volta Redonda
    Taça Guanabara Raulino de Oliveira
  • (29/01 - Sáb) ou (30/01 - Dom)
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara São Januário
  • (02/02 - Qua) ou (03/02 - Qui)
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara São Januário
  • (05/02 - Sáb) ou (06/02 - Dom)
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Taça Guanabara Conselheiro Galvão
  • (09/02 - Qua) ou (10/02 - Qui)
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Taça Guanabara São Januário
  • (12/02 - Sáb) ou (13/02 - Dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã