Outros Esportes

11/11/1899: História dos proprietários da canôa Fidalga

1⃣ 11/11/1899 - Os proprietários da canôa Fidalga, filiada ao C. R. Vasco da Gama, realisaram domingo ultimo o baptismo do elegante barco, sendo para esse fim preparada uma encantadora festa, na qual tomou parte grande numero de senhoras e cavalheiros da nossa melhor sociedade.

Á 1 1/2 hora da tarde o modesto barracão da rua Santo Christo n. 20, vistosamente embandeirado e decorado com gosto, regorgitava de convidados, que se agrupavam junto do barco, então collocado sobre cavalletes na parte interna do edificio.

Desse grupo fez parte o nosso representante, que por longo tempo examinou a Fidalga, admirando o seu talho e construção, de elegancia aprimorada.

A Fidalga é uma canôa para quatro remos, toda confeccionada de cedro da Bahia, sendo o fundo liso, de duas oitavas de grossura, e as cavernas de genipapo, possante madeira donorte do Brasil. Mede 10m,05 de comprimento sobre 8m,83 de largura e 0m,26 de pontal.

Foi construida pelo habil artista Antonio José Adriano, sob fiscalisação de um dos seus proprietarios, sendo que no genero é a primeira é a primeira embarcação feita por aquelle artista até hoje.

A sua tripolação compõe-se dos Srs. Antonio J. Soeiro (patrão), J. A. Brito, F. T. de Oliveira, J.S. Carneiro e A. M. de Castro.

Ás 3 horas o Revm. padre Jacomo Vincenzi procedeu ao Baptismo da Fidalga, que eve como padrinhos os innocentes Alberto Rodrigues Barroca e Estephania Mallet Soares.

Em seguida foram atiradas braçadas de flores e confetti sobre o sacerdote e convidados, sendo a embarcação festivamente carregada até a ponte ali existente, onde todos se agruparam para serem fotografados.

Pouco depois trocaram calorosos brindes no profuso buffet, onde as amabiolidades repetiam-se reciprocamente, sendo esta folha saudada pelo Sr. Elpidio Cesar Borges, brinde este correspondido pelo nosso companheiro.

Terminados os brindes, valtaram todos para a ponte, de onde a Fidalga foi lançada ao mar, sendo então rodeada dos seguíntes barcos: Noemia, Odette e Tacy, do Club de Natação e Regatas; Venus, Vivaz, Vaidosam Visão, Vespertina, Vindicta e Varina, do C.R. Vasco da Gama.

O Club Flamengo foi representado pelo Sr. Laport e o Botafogo pelo Sr. João Mello. Revista da Semana/BN Digital Acervo Pessoal #MemoVas #Vasco #VascodaGama 

Fonte: Twitter Memória Vascaína
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri