
Em 21 de abril de 1927 foi inaugurado o Estádio de São Januário, do Club de Regatas Vasco da Gama, coroando o esforço, a dedicação e a contribuição financeira de seus sócios. Essa façanha teve início após a insubordinação do Vasco da Gama, que se recusou a cumprir a exigência da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos de expulsar os atletas pretos, pobres, operários e analfabetos.
A construção desse estádio, que na época de sua inauguração foi o maior equipamento de esportes da América do Sul, enfrentou todos os sortilégios, e não contou com recursos públicos. Contudo, superou todos os obstáculos e se tornou o Gigante da Colina. Aqui foram sediados inúmeros acontecimentos históricos de relevância para o Brasil e para a nação. As comemorações do dia do Trabalhador, em primeiro de maio, o anúncio de diversas leis que compõem a Consolidação da legislação Trabalhista – a CLT, as jornadas de luta da campanha "O petróleo é nosso", desfiles de escolas de samba, shows culturais, competições de atletismo, e, sobretudo, grandes conquistas na nossa paixão maior, que é o futebol. Estes fatos merecem ser destacados, pois são vitórias e conquistas que fazem o diferencial único, que somente o Vasco da Gama possui e nenhum outro Clube de Futebol conquistou. Essa presença do Vasco da Gama na vida nacional e, do lado que sempre esteve, formou uma espécie de DNA que é um legado que todos os vascaínos se orgulham de ter e defender.
O Expresso da Vitória, que tantas alegrias nos deu, somados aos grandes talentos como Barbosa, Nelson da Conceição, Bellini, Romário, Roberto Dinamite Juninho Pernambucano, Alcir, Carlos Germano, Andrada, entre tantos outros, estão eternizados na memória do nosso Clube.
Hoje é o dia de reverenciarmos nossos Dirigentes antepassados pela coragem, que sempre tiveram e nos legaram um Clube e um estádio com a história mais bela de todos os Clubes de futebol. Quando entoamos nosso grito de guerra e dizemos: "Atenção Vascaínos! Ao Vasco nada? Tudo!", estamos reafirmando a todos o quanto é bom ser vascaíno
Mais lidas