Futebol

28/02/1905: 116 anos do nascimento de Fausto dos Santos

0

28/02/1905 - Hoje comemoramos 116 anos do nascimento do maravilhoso Fausto dos Santos, um dos melhores volantes da história do futebol e um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama.

Abre a imagem e dá uma lida no fio😉

Fausto veio do Bangu ao Vasco no final de 1928, mas só estreou pelos camisas negras em 10 de Março de 1929. E foi uma estreia ao seu estilo: maravilhosa! Jogando contra o Flamengo, Fausto fez um "hat-trick" e ajudou o Gigante a obter a primeira goleada da história do clássico.

No mesmo ano, formou um trio médio muito famoso com Tinoco e Molla, e eram chamados de "os três trabalhadores", por ajudarem tanto na defesa quanto no ataque. 

Com a ajuda de Fausto, o Vasco pela primeira vez ganhou dois títulos em um ano - Carioca e Torneio Início em 1929.

Fausto participou de alguns dos maiores momentos da História do Vasco. Nas maiores goleadas da história do Gigante contra os rivais Flamengo, Fluminense, Corinthians e Bangu, ele estava presente em campo anulando os ataques adversários e construindo os de seu time.

Em 1931, fez o gol do título do tricampeonato vascaíno do Torneio Início e depois participou da primeira excursão cruzmaltina à Europa. Se destacou tanto que o Barcelona o contratou. 

Ao lado de Jaguaré, Fausto foi o primeiro jogador brasileiro a jogar pelo time catalão.

Voltaria ao Vasco em 1933, depois de passagens pelo futebol espanhol - onde foi muito discriminado no início, mas saiu sendo chamado de 'El Fenomeno'  - e pelo futebol suíço. 

Foi, novamente, um dos destaques do Vasco na temporada.

Em 1934 fez parte de uma das melhores formações do Vasco de todos os tempos. Ao lado de jogadores como Russinho, Domingos da Guia, Leônidas, Itália, Rey e Tinoco, Fausto conquistou o seu segundo título carioca pelo Gigante, mais uma vez sendo destaque.

No início de 1935 deixou o Vasco para ir ao Uruguai jogar pelo Nacional. Seu último jogo com a Cruz de Malta foi no dia 10 de Fevereiro contra o River Plate. Este jogo também foi o último de Domingos da Guia como jogador do Vasco, saiu rumo ao Boca Juniors.

Pela Seleção, Fausto foi titular e o grande destaque brasileiro da Copa do Mundo de 1930, onde foi apelidado pelos uruguaios de "La Maravilla Negra". 

Ele foi o autor da primeira assistência pra gol do Brasil em Copas, no jogo contra a Iugoslávia.

Sua despedida da Seleção foi em 1935, ainda como jogador do Vasco. Atuou como titular ao lado de 6 companheiros vascaínos - o 2º jogo da história com mais vascaínos titulares pela Seleção - na vitória contra o mesmo River que havia enfrentado 2 semanas antes pelo Vasco.

Fausto morreu em 1939, com apenas 34 anos, vítima de uma doença - tuberculose - que o atormentava desde muito tempo e o impediu de ter uma carreira ainda mais brilhante.

Mesmo debilitado em parte da carreira, para muitos foi o melhor "center-half" brasileiro de todos os tempos.
 



 

Fonte: Twitter EstudeVasco
Loading...
  • Quinta-feira, 15/04/2021 às 19h00
    Vasco Vasco 3
    Flamengo Flamengo 1
    Taça Guanabara Maracanã
  • Domingo, 18/04/2021 às 18h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • 24/04 (sáb) ou 25/04 (dom)
    Vasco Vasco
    Resende Resende
    Taça Guanabara A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Ponte Preta Ponte Preta
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Brasil de Pelotas Brasil de Pelotas
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Avaí Avaí
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir