Clube

3 empresas estão dispostas a comprar potencial o construtivo de São Januário

Após apresentar seu projeto remodelado e com ajustes à Prefeitura do Rio de Janeiro e ao público, o Vasco age em paralelo com o processo de possível venda do potencial construtivo de São Januário, que já está assinado pelo prefeito Eduardo Paes.

O potencial construtivo é a autorização dada pelo município para construção acima do permitido pelo zoneamento em determinado terreno. Ou seja, é um acréscimo ao direito de construir, que possibilita aumentar o número de pavimentos e/ou a área de construção.

No caso do Vasco, Paes transferiu o potencial construtivo de São Januário para regiões do bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ), e o clube tem o direito de vendê-lo e utilizar os recursos para financiar a reforma.

O que aconteceu

O clube fez uma prospecção de mercado e identificou três potenciais compradores, que caso executem a operação futuramente, garantirão os recursos necessários para o financiamento da obra de ampliação e modernização de São Januário.

A situação ainda está no campo de possibilidade, pois o projeto de lei assinado por Paes ainda precisa ter o crivo da Câmara dos Vereadores. Será com essa chancela do órgão que o potencial construtivo passará a valer.

Além disso, será a Câmara que validará quais as regiões do bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ), que o potencial construtivo poderá ser aplicado.

O UOL apurou que três empresas estão dispostas a comprar: uma famosa rede de hospitais, uma construtora e um fundo imobiliário. O Vasco calcula arrecadar cerca de R$ 500 milhões com a venda.

A Prefeitura obriga o Vasco a aplicar 100% dos recursos arrecadados na reforma de São Januário.

O orçamento do estádio é de R$ 506 milhões e a obra terá duração de três anos, com o projeto para 47 mil pessoas ficando pronto em abril de 2027.

As partes envolvidas acreditam que a votação na Câmara dos Vereadores acontecerá antes do recesso, que se iniciará em 15 de dezembro.

Potencial construtivo atrelado ao projeto?

O Vasco tornou público ontem (9) o novo projeto de ampliação e modernização de São Januário e, ao longo do dia, muitos vascaínos levantaram a dúvida se o potencial construtivo assinado pelo prefeito Eduardo Paes está atrelado a ele.

O UOL apurou que um outro projeto de reforma não inviabiliza o projeto de lei, mas seria necessário que ele seja aprovado pelo órgão municipal.

O único aprovado, até o momento, é o que se tornou público pela atual diretoria do Vasco, e que já está nas mãos do prefeito.

O Cruzmaltino passará por eleição presidencial amanhã (11) e os candidatos Pedrinho e Leven Siano possuem projetos de reforma paralelos.

Fonte: UOL Esporte
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir