Futebol

5 razões para motivar o Vasco no fim da temporada

Após a eliminação na Copa do Brasil, o Vasco se viu sem seu principal sonho de 2016. Agora, a pouco mais de dois meses para o fim da temporada, o time tem apenas a Série B como compromisso. O retorno à elite brasileira está encaminhado, embora a tarefa não empolgue ninguém no clube. A missão é vista como obrigação pelo presidente Eurico Miranda. 

- A Copa do Brasil não muda nada de orçamento porque é uma receita que deixa de entrar. Era um título que podia ser conquistado. O que continua é a mesma situação, o que eu coloco como obrigação, que é o retorno à Série A - afirmou o dirigente. 

Entretanto, ainda há razões para se motivar para ver o Vasco neste restante de temporada. Da tal obrigação da subida até metas pessoais, o GloboEsporte.com listou cinco tópicos para se prestar atenção na reta final da temporada. 

Briga pela liderança

O Vasco está bem encaminhado no que se refere à subida de divisão, mas o título da Série B é outra história. O Cruz-Maltino lidera o torneio com 48 pontos, mesmo número do Atlético-GO, principal concorrente. As duas equipes se enfrentam no sábado, em São Januário, e uma vitória faz a equipe de Jorginho abrir vantagem. Ainda assim, a expectativa é de disputa acirrada pelo primeiro lugar - dentro de São Januário, ninguém cogita terminar em outra posição. 

Nenê como artilheiro do ano

Ao balançar as redes contra o Santos, Nenê chegou a 20 gols na temporada. O cruz-maltino é um dos concorrentes ao prêmio de Artilheiro do Ano - está a apenas três gols dos líderes, Anselmo (Fortaleza) e Robinho (Atlético-MG). Seria a coroação de um ano em que o camisa 10 teve atuações de destaque, apesar de recente queda de produção. 

Promessas da base

Quem não gosta de ver um menino da base surgir? Se conseguir abrir vantagem e confirmar a promoção com antecedência, a expectativa de Jorginho é observar novas promessas cruz-maltinas. O volante Douglas surgiu na Série B e se firmou entre os titulares; o lateral-esquerdo Alan vem ganhando espaço. Nomes como Evander, Andrey e Mateus Pet podem ter mais chances. 

Fim de contrato

Jogadores como Jomar, Julio dos Santos, Fellype Gabriel, William, Aislan e Bruno Gallo têm compromisso com o Vasco apenas até dezembro. Nesta reta final de temporada, terão as últimas oportunidades para convencer a diretoria a mantê-los no clube. 

Melhor campanha

O Vasco não pode mais alcançar o Corinthians como a melhor campanha de Série B da história (pode chegar a 84 pontos, contra 85 dos paulistas em 2008). Por outro lado, o time tem boas chances de ter seu mais forte desempenho na competição. No título de 2009, o Cruz-Maltino fez 76 pontos. O time de Jorginho soma 48 e tem ainda 12 partidas para superar a marca. 

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir