Futebol

777 Partners enfrenta problemas para administrar dois clubes da Europa

Desde que o interesse do fundo norte americano 777 Partners em investir numa eventual SAF do Vasco veio à tona, os torcedores ficaram curiosos e ansiosos. Não só querem saber mais sobre o potencial parceiro como de que forma ele poderia atuar no clube. Contudo, há mais interrogações do que respostas. Isso porque a atuação do possível investidor no futebol ainda é pequena e seu histórico não é dos mais animadores.

Natural que o processo do Botafogo, por estar em andamento e se tratar de um clube conterrâneo, seja a principal referência para os vascaínos. Ou até mesmo a compra do Cruzeiro por Ronaldo. Mas a atuação do 777 Partners é diferente destes dois casos. O fundo de investimentos não tem experiência no futebol.

Criado em 2015 e com sede em Miami, ele aplica seu dinheiro em diversos seguimentos: empresas de seguros, de financiamento, de aviação, de mídia e de entretenimento. É neste último que entra a área esportiva.

O 777 Partners possui propriedade no London Lions, equipe de basquete inglesa, na própria Liga Britânica de Basquete e nos clubes de futebol Sevilla e Genoa. Além disso, possui empresas de gestão de carreiras de atletas, de marketing esportivo e de transmissão de campeonatos, sendo uma delas, inclusive, voltada para o futebol feminino. Uma destas empresas (1190 Sports) é a detentora dos direitos internacionais do Campeonato Brasileiro.

Nos dois clubes de futebol a experiência até aqui não tem sido das melhores. No Sevilla, a propriedade é indireta e minoritária. Através da sociedade Sevillistas Unidos 2020, o 777 Partners possui pouco mais de 7% das ações. Sem poder decisório, o que mais conseguiu até agora foi criar uma desavença entre os acionários quando o grupo que representa os investidores norte-americanos tentou destituir o conselho.

No Genoa, onde o 777 Partners possui 99,9% das ações, a gestão até aqui tem sido um desastre. É verdade que o fundo adquiriu o clube há pouco tempo (em setembro, por 150 milhões de euros), mas a situação piorou desde então. O clube italiano é o penúltimo colocado na Série A, com apenas uma vitória.
 

Fonte: Globo Online
  • Quinta-feira, 26/05/2022 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Brusque Brusque 0
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 02/06/2022 às 20h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Terça-feira, 07/06/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio dos Aflitos
  • Domingo, 12/06/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sábado, 18/06/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Londrina Londrina
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio do Café
  • Sexta-feira, 24/06/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quarta-feira, 29/06/2022 às 21h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Novorizontino Grêmio Novorizontino
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Jorge de Biasi