Futebol

80 jogos após sua estreia, Eder Luis se torna intocável no Vasco

Quando chegou ao Vasco, em 2010, Eder Luis veio com status de salvador. Não que seus 70 quilos distribuídos em 1,69m fossem resolver os problemas do ataque cruzmaltino. Mas o jogador foi bastante útil. Em 27 partidas, marcou nove gols, ganhando fama de artilheiro. Em 2011, foi cobrado no começo do ano por não ter balançado tanto as redes. A dois meses do fim da temporada, ele completará 80 partidas nesta quinta-feira, contra o Atlético-PR, em Curitiba. Eder marcou a mesma quantidade do ano passado. Porém, em muito mais jogos: 52 – quase o dobro. Só que o vascaíno hoje percebe uma outra importância do camisa 7, a velocidade.

“Antes, diziam que eu não fazia tantos gols, né. Mas basta você olhar minhas assistências. Dou muito passe a participo das jogadas. Mudei minhas características, mas continuo sendo muito útil para o time”, discursa o atacante.

A maior evidência da dependência de Eder aconteceu nas finais da Copa do Brasil. O jogador sofreu um incômodo na coxa direita na partida de volta contra o Avaí, na Ressacada, pela semifinal. Substituído, iniciou tratamento ainda no vestiário. Sua presença gerou sessões intermináveis de discussão sobre a escalação ou não no primeiro jogo da final, no Rio, contra o Coritiba.

Eder até teria condições de entrar em campo, mas os médicos preferiram poupá-lo, temendo que ele fosse muito exigido e não suportasse a segunda partida. Depois de vencer em casa por 1 a 0, o jogo no Couto Pereira seria na base do contra-ataque. Daí a insistência em preservá-lo no primeiro compromisso.
Na finalíssima, ele foi decisivo nas arrancadas.

Deu um passe para o gol de Alecsandro e marcou o seu, num chute de longe. Foi ali que o Vasco adquiriu em definitivo seus direitos econômicos. Eder estava cedido pelo Benfica e seu empréstimo estava perto do fim. O clube, embalado pelo título, acertou com os portugueses sua liberação.

Contra o Cruzeiro, já pelo Brasileiro, o atacante desfalcou a equipe, suspenso. Com três gols de Diego Souza, o Vasco derrotou o time mineiro por 3 a 0. Antes, não houve assunto mais badalado do que o risco que o Vasco corria em jogar fora de casa sem o seu camisa 7. Modesto, Eder usou o episódio para exaltar a força do grupo vascaíno.

“Aqui não tem essa de depender do Eder, do Juninho, do Diego. Graças a Deus temos um grupo forte e conseguimos substituir à altura quem está fora. Prefiro quando o grupo tem peça de reposição”, analisa o atacante, com simplicidade.


Confira os números de Eder Luis jogando pelo Vasco

2010
Jogos (27) Gols (9) Vitórias (8) Empates (12) Derrotas (7)
2011
Jogos (52) Gols (9) Vitórias (24) Empates (17) Derrotas (11)

Fonte: iG Esportes
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 5
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (32,84%)
Empates 19 (28,36%)
Derrotas 26 (38,81%)
Total 67
Gols
Marcados 91 (50,28%)
Sofrido 90 (49,72%)
Total 181
Saldo 1
Cartões
Amarelos 143 (93,46%)
Vermelhos 10 (6,54%)
Total 153