Futebol

A análise da equipe vascaína na derrota para o Palmeiras em São Januário

A derrota sofrida para o Palmeiras neste domingo por 1 a 0, em São Januário, empurrou o Vasco para a zona de rebaixamento. A situação é resultado de nove jogos sem vitória no Brasileiro. Mais uma vez, o time jogou mal, criou pouco, quase inofensivo no ataque. Na defesa, o time teve atuação sólida, prejudicada pelo pênalti cometido por Neto Borges em Lucas Lima.

Assim como na última quarta, quando o Vasco avançou na Sul-Americana ao empatar com o Caracas por 0 a 0, Sá Pinto escalou três zagueiros. A estratégia funcionou durante boa parte do jogo deste domingo. Apesar de ter mais posse de bola, a equipe paulista tinha muita dificuldade para penetrar a defesa vascaína.

Sem a bola, o Vasco formava um 5-4-1, com Cano mais avançado. Todo o time defendia compactado. Assim, resistiu às muitas investidas do Palmeiras. O gol da partida pode ser creditado mais a uma falha individual do que a um erro coletivo. Neto Borges cometeu um pênalti bobo em Lucas Lima, ao chegar atrasado e fazer falta mesmo tendo cobertura dos zagueiros.

Ataque improdutivo

No primeiro tempo, o time apostou quase exclusivamente nas jogadas pela direita, com Benítez, com apoio do lateral Léo Matos. O meia, no entanto, não estava num bom dia. Assim como todo o setor de criação do Vasco, que era muito lento na transição da defesa para o ataque. Postura fatal para um time que se propõe a jogar no contra-ataque.

A situação de Talles Magno, na ponta esquerda, não era melhor. O atacante tentou jogadas individuais, para quebrar as linhas, mas parava sempre na marcação palmeirense. O Vasco sempre tinha menos jogadores no campo de ataque, seus homens era alvos fáceis para os adversários.

Quem mais sofria com a falta de produtividade era Cano. O centroavante ficou isolado a maior parte do tempo. Em todo o jogo, só recebeu uma bola em condições de finalizar, quando deu bom drible, mas chutou fraco de esquerda, e Weverton defendeu.

Ciente da necessidade do resultado, Sá Pinto mandou o time para frente. O Vasco chegou a ter quatro atacantes em campo no fim do jogo. Um deles era o estreante Gustavo Torres, que teve uma chance de gol, ao receber um cruzamento e bater de primeira, para defesa tranquila de Weverton. Muito pouco tempo para analisar o desempenho do colombiano, recém-chegado.

Ao fim do jogo, em entrevista coletiva, o técnico Sá Pinto lamentou a derrota. Segundo ele, o resultado mais justo seria o empate. No entanto, faltaram ao Vasco iniciativa e qualidade na saída de jogo. Mas é possível ressaltar a evolução da defesa e vale lembrar que o técnico está em início do trabalho, em meio a um calendário de jogos pesado, e há bastante margem para melhorar em busca de sair do Z-4.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Barracas Barracas 0
    Copa Sul-Americana Estádio Florencio Sola
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (35,00%)
Empates 7 (35,00%)
Derrotas 6 (30,00%)
Total 20
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 33 (91,67%)
Vermelhos 3 (8,33%)
Total 36