Clube

A crise anunciada

O racha político no Vasco, que culminou com a renúncia do vice de marketing José Henrique Coelho, presidente do movimento que levou Roberto Dinamite ao poder, foi pedra cantada aqui no ano passado, antes da queda à Série B.

Há muito, Luso Soares da Costa, vice-geral, José Hamílton Mandarino, vice-financeiro, e o próprio José Henrique Coelho mostravam-se divergentes na condução da herança maldita deixada pelo ditador Eurico Miranda, que afundou o clube nos sete anos em que assumiu a presidência.

Isolado, sem um assessoramento técnico confiável e apolitico, Roberto Dinamite viu-se perdido entre três vertentes importantes do novo poder do Vasco, acabando por introduzir um modelo de administração esportiva moroso e ineficiente para a grandeza do clube.

Na virada do ano, ao decidir entregar a pasta mais cobiçada da gestão a Mandarino, que acumulou futebol e finanças, o atual presidente acabou por desagradar seus outros dois vices _ cada qual representante de uma corrente política relativamente importante.

Coelho deixa o clube acusando Roberto de ter demagogicamente aceito intervenções que ele (Coelho) julga não estar de acordo às diretrizes assumidas pelo movimento que idealizou pela candidatura do Dinamite _ dentre as quais a distribuição de ingressos para facções organizadas e convites para sócios.

Acusa Mandarino de ter maquiado o orçamento de R$ 53 milhões anuais, omitindo despesas que inviabilizariam o superativ previsto de R$ 6 milhões, e de ter inflado a folha do departamento de futebol, jogando por terra a oportunidade de um ajuste nas contas.

E deixa no ar a suspeita de que Luso Soares seja o responsável pelo vazamento de informações estratégicas que quando não geram conflitos em São Januário acabam por atrapalhar o desenvolvimento de ações de ordem político e comercial.

O ex-jogador de vôlei Fernandão, atual vice-presidente de esportes olímpicos e peça importante na condução dos assuntos referentes à parceria com a Eletrobras, manifestou a terceiros sua pouca disposição de assumir a vice-presidência de marketing.

Se não aceitar, a tendência é que Mandarino, cada mais fortalecido com a presidência, indique um nome que atenda tanto às necessidades do Vasco _ o clube tem até amanhã para obter as certidões negativas que possibilitariam a assinatura do contrato com a Eletrobras ainda em fevereiro, senão, só em março.

É isso.

E enquanto o caldeirão fervia, o ex-presidente do clube, doublé de patrono do Duque de Caxias, movimentava-se nos bastidores com interesse incomum no julgamento desta quinta-feira no TJD da Federação que poderá tirar pontos do Vasco por ter escalado o meia Jeferson amparado por uma liminar.

As viúvas que sonham com o retorno do ditador a São Januário estão em lunático frenesi.

Fonte: -
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário