Imprensa

A 'estreia' de Ramón Díaz no mata-mata; análise

Eliminado da Copa do Brasil do ano passado sob a comissão técnica anterior, o Vasco de Ramón Díaz ainda não havia passado por um mata-mata. Ontem, viveu uma primeira experiência e tanto na estreia pela competição: jogando em Itajaí, num estádio lotado, encarou um perigoso Marcílio Dias e passou por alguns momentos de aflição, mas trouxe de volta uma classificação suada e justa.

Vegetti, Adson e David marcaram os gols da vitória por 3 a 1. Agora, o cruz-maltino aguarda o vencedor de Jacuipense-BA e Água Santa-SP, que jogam hoje.

Foi uma das primeiras vezes, para além dos três clássicos que disputou no estadual, que o time do Vasco teve os pontos fracos, além da capacidade de concentração, testados, especialmente no primeiro tempo. A equipe catarinense aproveitou os espaços deixados num meio-campo sem Payet, focado em fazer a bola chegar em Rossi e Adson, mais abertos.

Entre o gol de empate catarinense e o segundo gol do cruz-maltino, foram vários os ataques do Marcílio por dentro, muitas vezes chegando nas pontas para o último passe. Uma estratégia clara do time de Waguinho Dias, que tentava explorar as costas dos três zagueiros em meio à movimentação. Assim nasceu o gol dos donos da casa, em bola que encontrou Araújo antes do rebote sobrar para Airton, que cruzou para Zé Eduardo igualar a partida.

O Vasco contava com a presença de seu torcedor no estádio e com sua superioridade técnica. Foi assim que havia aberto o placar, com bola esticada em Vegetti, raspada de cabeça para Rossi, que a fez parar nos pés do centroavante argentino.

No segundo gol, contou com a bola aérea, que foi importante no triunfo sobre o Volta Redonda no Carioca, para tranquilizar, na medida do possível, o primeiro tempo. Adson, que já havia feito grande jogada minutos antes, marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco aproveitando sobra de escanteio, após toque em Vegetti — os jogadores do Marcílio chegaram a pedir mão.

Precisando da vitória para avançar, os donos da casa tentaram reagir. Enquanto Ramón Díaz buscava fechar o meio-campo, aproveitando a versatilidade de Rojas para cobrir o corredor direito, o vice-líder do Catarinense ia à frente sem medo: chegou a colocar bola na trave e quase empatar novamente.

Na segunda etapa, a comissão técnica promoveu as entradas de Sforza e Mateus Carvalho, para ocupar o meio. O Vasco perdeu menos campo por ali, mas teve alguma dificuldade pelas pontas. Téssio fazia bom jogo e parou em Léo Jardim em chute de fora da área.

O cruz-maltino ainda perdeu Adson e Rojas, que pediram para sair por problemas físicos. João Victor, que entrou como lateral-direito, ajudou a criar as melhores oportunidades em transição no ataque.

Foi David, que também não começou entre os titulares, quem marcou o gol da tranquilidade após belo passe de Galdames, resolvendo um jogo suado, cansativo e complicado, com a cara de um mata-mata.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário