Futebol

'A Força do Gigante' será lançado nesta terça-feira (22)

Uma conquista de 74 anos volta a ganhar cores e frescor. Nesta terça, será lançado o documentário "A Força do Gigante", que conta a história da campanha vitoriosa do Vasco no Campeonato Sul-americano de 1948. A produção, divulgada e apoiada pelo clube cruz-maltino, terá sua primeira exibição na cidade de Campos, no Norte do Estado do Rio.

Para recontar a história deste título, o documentário de 54 minutos refaz as jogadas através de animações e entrevista torcedores ilustres que guardam lembranças daquele período. Entre os depoentes estão Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Antônio Pitanga, Sérgio Cabral e Jaguar.

Dirigida e roteirizada pelo jornalista Marco Antonio Rocha, a produção conta ainda com a participação do locutor Evaldo José recriando a narração dos gols cruz-maltinos. Este recurso foi utilizado para compensar a perda das narrações originais, perdidas num incêndio.

O Sul-Americano de clubes foi conquistado pelo emblemático Expresso da Vitória, um dos times mais vencedores da história do Vasco e que acumulou títulos ao longo dos anos 1940. A equipe contava com nomes como Barbosa, Ademir, Chico, Ely, Danilo, Jorge, Augusto, Friaça, Lelé, Rafaneli e Ismael.

O torneio foi organizado no Chile e contou com sete participantes (River Plate-ARG, Nacional-URU, Colo-Colo-CHI, Litoral-BOL, Emelec-EQU e Deportivo Municipal-PER, além do Vasco). Seu modelo impressionou os europeus e serviu como inspiração para a criação do Taça dos Clubes Campeões Europeus, precursor da Liga dos Campeões. Por consequência, influenciou no surgimento da Libertadores da América.

Fonte: O Globo
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (33,33%)
Empates 10 (27,78%)
Derrotas 14 (38,89%)
Total 36
Gols
Marcados 44 (52,38%)
Sofrido 40 (47,62%)
Total 84
Saldo 4
Cartões
Amarelos 78 (97,50%)
Vermelhos 2 (2,50%)
Total 80