Futebol

A opinião de ex-árbitros sobre lance polêmico de Vasco x Palmeiras

O Vasco deixou o jogo contra o Palmeiras — derrota por 1 a 0 — reclamando de um suposto pênalti não marcado pela arbitragem. Ex-árbitros ouvidos pelo UOL concordam com a decisão do juiz de não assinalar a penalidade.

Pênalti de Vanderlan?

O lance ocorreu após um cruzamento de Emerson Rodríguez, já na casa dos 19 minutos do 2° tempo, no campo de ataque do Vasco.

O lançamento foi desviado pelo braço pelo palmeirense Vanderlan, que voltava para a defesa na tentativa de bloquear a jogada.

O árbitro Rafael Rodrigo Klein, inicialmente, marcou falta para os cariocas e considerou que o lateral estava fora da grande área no momento do corte.

O juiz, no entanto, foi chamado pelo VAR, comandado por Gilberto Rodrigues Castro Junior, para revisar a jogada após a reclamação de vascaínos, que consideraram que Vanderlan estava já dentro da área e ampliou o espaço corporal.

Klein olhou o lance na cabine e optou por retirar a infração, considerando que o braço do palmeirense estava junto ao corpo no momento do corte. O duelo foi reiniciado com bola ao chão logo depois de Vegetti, do Vasco, tomar cartão amarelo por reclamação.

Veja opinião de ex-árbitros ao UOL

Não foi pênalti. O braço do Vanderlan está junto ao corpo. Nada a marcar. O VAR recomendou a revisão porque o contato foi dentro da área, porém, não houve infração

Nadine Basttos

Não sei nem porque o VAR chamou o árbitro. A bola toca no braço do Vanderlan involuntariamente. Ele está com o braço junto ao corpo. Não houve pênalti. Só acho estranho o juiz ter sido chamado pelo VAR, que está determinando o que é certo ou errado atualmente

Ulisses Tavares

A decisão é corretíssima, mas o árbitro não devia nem ter marcado a falta. A grande pergunta é outra: se o árbitro está próximo ao lance, com a visão descoberta, e não marca a infração [penalidade], porque alguém soprou no ouvido dele, se o protocolo de VAR diz que tem que ser marcado só aquilo que está fora do campo visual do árbitro? A decisão final salva a arbitragem, mas o procedimento não foi o correto

Alfredo Loebeling

Não foi pênalti porque, além de o braço estar bem próximo ao corpo, ele não levou o braço em direção à bola. É um movimento normal. O árbitro acertou ao não dar o pênalti. Existe uma recomendação de que, quando acontece um lance deste tipo — em que a bola bate involuntariamente no braço de um jogador com ele junto ao corpo —, a falta não pode ser dada. Desta vez, eles acertaram

João Paulo Araújo

Houve uma precipitação do árbitro em marcar a infração porque houve um ato acidental na bola cometido pelo Vanderlan. O Klein foi alertado pelo VAR, reviu sua decisão e, de forma acertada, reiniciou a partida com bola ao chão. Atitude louvável do árbitro

Emidio Marques

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Pablo Vegetti 27
Jogos
Vitórias 23 (32,39%)
Empates 20 (28,17%)
Derrotas 28 (39,44%)
Total 71
Gols
Marcados 94 (50,00%)
Sofrido 94 (50,00%)
Total 188
Saldo 0
Cartões
Amarelos 153 (93,87%)
Vermelhos 10 (6,13%)
Total 163