Imprensa

'A primeira noite de São Januário na temporada foi de festa'; análise

Era verdade que o time principal do Vasco só estaria em campo algumas horas depois, em Maldonado, no Uruguai. Mas o torcedor cruz-maltino que foi ontem a São Januário queria uma noite de festa tranquila e com tempo para observar os jovens que compunham o time alternativo em campo pelo Carioca. E a garotada não decepcionou: venceu bem o Boavista, por 2 a 0, apesar de alguns sustos.

Além da expectativa pelo desempenho das joias do time sub-20, com vários destaques da Copinha, algumas perguntas da noite pairavam sobre os argentinos Capasso e Orellano. O primeiro tenta recuperar espaço após temporada em que sofreu grave lesão nas costas — só fez 14 jogos. O segundo, por sua vez, quer deixar o Vasco e o futebol brasileiro. A noite foi boa para os dois, com o zagueiro abrindo o placar para o cruz-maltino e o meia fazendo bom jogo, fornecendo a assistência para este primeiro gol, logo a 1 minuto.

A inexistência do VAR, que não pôde verificar a posição duvidosa de Capasso no lance do gol — ele completou o cruzamento em cobrança de falta esticando a perna — também foi sentida numa cotovelada sofrida pelo zagueiro, que sangrou muito em campo. Não houve punição na jogada.

Comandada por William Batista, técnico do sub-20, a equipe entrou com uma escalação mais cautelosa. Miranda fazia a lateral direita, enquanto o meio era composto por quatro atletas de características mais defensivas ou de controle de jogo: Rodrigo, Barros, Mateus Carvalho e De Lucca. Uma proposta que, mesmo sem grande inspiração no primeiro tempo, funcionou.

Organizado e corajoso, o Boavista ia à frente, mas dava espaços pelo meio. Barros apareceu em pelo menos duas oportunidades, recebendo em profundidade na transição, de frente para o goleiro André Luiz. Mas desperdiçou. O time de Saquarema chegou a dar alguns sustos em chutes de média distância e a pressionar o Vasco pelo empate no primeiro tempo, mas parou no goleiro Halls, na trave e até na falta de pontaria.

A luta ficou ainda mais difícil no segundo tempo, quando o Vasco voltou a balançar cedo as redes, agora aos dois minutos. Desta vez, com Leandrinho, autor do golaço da noite. O lateral-esquerdo de 18 anos, que fazia a estreia no profissional, concluiu bela trama no ataque, que terminou com De Lucca rolando para trás. Destaque na Copinha, Leandrinho apareceu na entrada da área e acertou o ângulo do goleiro André Luiz.

— Fico feliz pelo gol. O Vasco é um clube que me abraçou desde pequeno, cheguei aqui com 7 anos e hoje fui feliz. Quero dedicar à minha mãe, Juliana, que faleceu no ano passado. Creio que ela estaria muito orgulhosa de mim, pelo homem que estou me tornando — disse Leandrinho após a partida em São Januário.

Além do lateral, outro bom destaque jovem da partida foi o atacante Paixão. Autor de três gols em quatro jogos na Copinha, o atacante não chegou a marcar ontem, mas levou perigo com dribles curtos, atuando por dentro ou pelas pontas.

A partir do segundo gol, a partida ficou sob controle para o cruz-maltino. William Batista aproveitou para testar outros nomes do sub-20, como Léo Jacó, Lucas Eduardo, Guilherme Estrella, Paulinho e Victão.

Em termos de apoio, os cerca de 15 mil vascaínos que compareceram à partida deram todo o moral de que o time precisava. Era, afinal, o reencontro com sua equipe depois de um ano muito complicado. Não houve vaias nítidas a Orellano, por exemplo, como se comentava nas redes sociais antes da partida. A primeira noite de São Januário na temporada foi de festa.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário