Clube

A receita do Vasco com o licenciamento de sua marca

Por conta da elevada demanda de licenciamentos com a marca do Vasco da Gama, o marketing do clube fechou com a Destra e passou a utilizar a plataforma de LaaS (Licenciamento como Serviço), especializada em gerar e gerir negócios em licenciamento de marcas.

“Quando me tornei o responsável pela parte de licenciamento, tinham muitas planilhas, todas separadas e tínhamos dificuldades de controlar esse processo. O clube está em uma transição, tornando-se uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), mas, antigamente, quando associação, não tínhamos braços suficientes para poder absorver toda a demanda de licenciamento”, disse Fábio Lima, Coordenador de Marketing do Vasco da Gama.

Esse contexto vem se transformando por meio da parceria com Destra, que tem um histórico de especialidade no licenciamento de marcas de clubes.

“Buscamos fazer um acordo comercial que fosse interessante para as duas partes. Então, a partir disso, passamos a formatar e estabelecer os serviços, migrando todos os licenciados dentro da plataforma, que veio como um facilitador dessa mão de obra”, acrescentou Fábio.

A parceria entre o Vasco e a Destra mudou o nível de organização e arrecadação de licenciamento do Gigante da Colina. Apenas para ilustrar com números, o clube, anos atrás, contava com 14 empresas licenciadas, enquanto atualmente possui mais de 130. De 500 produtos licenciados, o número passou para mais de 3 mil.

Quanto ao faturamento, o clube chegou de R$ 800 mil a R$ 6 milhões por ano com seus produtos licenciados.

“O Vasco da Gama é um dos gigantes do nosso futebol, então, naturalmente existia um potencial enorme que não vinha sendo aproveitado ao máximo. O que fizemos, basicamente, foi fornecer o suporte necessário para organizar as informações necessárias de forma que a instituição tivesse mais tempo e energia para trabalhar a marca com foco no estratégico e comercial. Esperamos apoiá-los cada vez mais no processo de licenciamento e trazer ainda mais indústrias qualificadas ao clube”, finalizou Bruno Koerich, CEO da Destra.’

Fonte: MKT Esportivo
  • Quinta-feira, 02/02/2023 às 19h00
    Vasco Vasco 5
    Resende Resende 0
    Taça Guanabara São Januário
  • Terça-feira, 07/02/2023 às 21h10
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara Mané Garrincha
  • Domingo, 12/02/2023 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Taça Guanabara Maracanã
  • Quinta-feira, 16/02/2023 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã
  • 25/02 ou 26/02
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara São Januário
  • 04/03 ou 05/03
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Taça Guanabara Maracanã
  • 04/03 ou 05/03
    Vasco Vasco
    Bangu Bangu
    Taça Guanabara São Januário