Clube

A receita do Vasco com o licenciamento de sua marca

Por conta da elevada demanda de licenciamentos com a marca do Vasco da Gama, o marketing do clube fechou com a Destra e passou a utilizar a plataforma de LaaS (Licenciamento como Serviço), especializada em gerar e gerir negócios em licenciamento de marcas.

“Quando me tornei o responsável pela parte de licenciamento, tinham muitas planilhas, todas separadas e tínhamos dificuldades de controlar esse processo. O clube está em uma transição, tornando-se uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), mas, antigamente, quando associação, não tínhamos braços suficientes para poder absorver toda a demanda de licenciamento”, disse Fábio Lima, Coordenador de Marketing do Vasco da Gama.

Esse contexto vem se transformando por meio da parceria com Destra, que tem um histórico de especialidade no licenciamento de marcas de clubes.

“Buscamos fazer um acordo comercial que fosse interessante para as duas partes. Então, a partir disso, passamos a formatar e estabelecer os serviços, migrando todos os licenciados dentro da plataforma, que veio como um facilitador dessa mão de obra”, acrescentou Fábio.

A parceria entre o Vasco e a Destra mudou o nível de organização e arrecadação de licenciamento do Gigante da Colina. Apenas para ilustrar com números, o clube, anos atrás, contava com 14 empresas licenciadas, enquanto atualmente possui mais de 130. De 500 produtos licenciados, o número passou para mais de 3 mil.

Quanto ao faturamento, o clube chegou de R$ 800 mil a R$ 6 milhões por ano com seus produtos licenciados.

“O Vasco da Gama é um dos gigantes do nosso futebol, então, naturalmente existia um potencial enorme que não vinha sendo aproveitado ao máximo. O que fizemos, basicamente, foi fornecer o suporte necessário para organizar as informações necessárias de forma que a instituição tivesse mais tempo e energia para trabalhar a marca com foco no estratégico e comercial. Esperamos apoiá-los cada vez mais no processo de licenciamento e trazer ainda mais indústrias qualificadas ao clube”, finalizou Bruno Koerich, CEO da Destra.’

Fonte: MKT Esportivo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário